PMDB aguarda decisão de Novais sobre saída de Ministério do Turismo

PMDB aguarda decisão de Novais sobre saída de Ministério do Turismo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

O ministro do Turismo, Pedro Novais, deverá responder na tarde desta quarta-feira (14) a seu partido, o PMDB, se entregará o cargo à presidente Dilma Rousseff, após denúncias de suposto uso irregular de recursos públicos. Pela manhã, o ministro se reuniu com sua equipe no ministério para discutir a situação. Também se encontrou com o líder do partido na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves. Eleito pelo PMDB do Maranhão, Novais é deputado federal licenciado e indicado para o Ministério do Turismo pela bancada peemedebista da Câmara.

Segundo o blog de Cristiana Lôbo , a carta de demissão chegou a ser discutida, embora Novais resista a entregar o cargo.

O presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou que os líderes do partido e o vice-presidente, Michel Temer, vão se reunir ainda nesta quarta para discutir a situação de Pedro Novais. "Devemos sentar hoje à tarde. Devemos sentar as lideranças do PMDB no Senado e na Câmara junto com o vice-presidente para discutir essa questão."

O ministro do Turismo, Pedro Novais, durante

audiência no Senado (Foto: Pedro Ladeira/Agência

O Globo)

  O ministro é alvo de denúncias de suposto uso indevido de dinheiro público. Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" de terça-feira (13), Novais pagou uma governanta com recursos da Câmara dos Deputados durante sete anos. Segundo outra reportagem, publicada nesta quarta pelo jornal, a mulher de Novais usaria como motorista particular um funcionário lotado no gabinete de aliado de Novais, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA).

No mês passado, o Ministério do Turismo foi alvo de investigação da Polícia Federal durante a Operação Voucher, que levou à prisão do número dois do ministério, o ex-secretário-executivo Frederico da Silva Costa.

Dilma

Mais cedo, nesta quarta, a presidente Dilma Rousseff afirmou que vai pedir explicações ao ministro  para “avaliar” o caso e tomar as decisões “cabíveis”.

“Primeiro a gente pede as explicações cabíveis. Eu estou voltando hoje de São Paulo. Nós vamos encaminhar isso, avaliar qual é a situação e aí tomar as medidas cabíveis de forma muito tranquila”, disse.   A presidente afirmou que ainda não conversou com Novais sobre as novas denúncias. "Ele não me deu explicação até porque eu não estava aqui." Dilma foi a São Paulo na terça, onde participou de eventos ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

PMDB

O líder do PMDB na Câmara, deputado federal Henrique Alves (RN), disse que a decisão de deixar ou não o comando do Ministério do Turismo é de Pedro Novais.

Na manhã desta quarta, Alves reuniu a bancada do PMDB na Câmara para discutir o assunto, mas negou que os deputados tenham retirado apoio ao ministro. No entanto, disse que Novais "precisa sentir" a hora de sair do cargo.

"Conversei com Novais ontem pelo telefone para ele explicar as denúncias. Ele disse que o noticiário é requentado. O sentimento de deixar ou não o cargo deve partir dele. Não é prática do PMDB abandonar ninguém no momento de dificuldade", afirmou.                  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições