PMDB provoca início de crise ao propor novas regras para comissões

PMDB provoca início de crise ao propor novas regras para comissões

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Após mais de três horas de reunião na tarde desta quinta-feira (27), uma posição da bancada do PMDB para alterar a forma de escolha das presidências das comissões causou descontentamento entre os petistas no Senado. O partido propôs que a escolha dos presidentes das comissões seja feita de acordo com a representatividade dos partidos, e não de acordo com os blocos partidáros que serão formados.

O PT defende a formação de um bloco ao lado do PSB, PCdoB, PR, PRB e PDT. O líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), pretende conversar com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) sobre a nova posição do partido.

"Não acredito que o PMDB vá querer entrar numa confusão por causa de uma questão tão pequena como essa. Queremos externar nosso descontentamento com a posição do PMDB", disse o líder do PT.

Segundo Costa, o prejuízo para os partidos que devem compor o futuro bloco será "enorme", caso a regra proposta pelo PMDB se mantenha.

"Com isso, o nosso bloco sofre um prejuízo enorme. Além disso, os partidos que compõem o nosso bloco não terão como se representar nessas comissões, não terão a presidência. Queremos que prevaleça o critério da proporcionalidade levando em conta o critério dos blocos. Vamos ter uma conversa com o líder do PMDB onde vamos manifestar a nossa insatisfação quanto à adoção deste novo critério".

A reunião do PT também definiu a rotatividade na escolha dos presidentes das comissões e para a vice-presidência da Mesa. Segundo Costa, o rodízio será realizado a cada ano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições