Época de Natal com trânsito intenso em Curitiba

Época de Natal com trânsito intenso em Curitiba

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

As escolas municipais entraram em férias ontem e as estaduais iniciam a folga amanhã. Mas quem pensa que vai encontrar o trânsito tranquilo nos próximos dias pode esquecer, pois a mistura de férias escolares e véspera de Natal acaba justamente no contrário: o aumento de veículos nas ruas.

A Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) estima que o movimento aumente de 5% a 10% nos 15 dias que antecedem o Natal, tudo porque as pessoas vão mais às compras e às atividades de lazer, já que as crianças estão em férias escolares.

Tranquilidade no trânsito só depois do Natal, e mais ainda, no mês de janeiro, quando a Diretran estima que caia em 30% o volume de veículos nas ruas. Isso ocorre porque muita gente tira férias e aproveita para viajar.

Como explicou a coordenadora de Educação e Mobilidade do Trânsito (Diretran), Maura Moro, no que se refere às escolas públicas o trânsito maior é de veículos escolares, e não de carros particulares.

Assim, a quantidade de vans e ônibus de estudantes diminui já nesta semana. Já as escolas particulares vão finalizando as atividades gradativamente, o que também pode estar refletindo no trânsito.

Mas tudo isso é compensado com os veículos de quem vai às compras. "Antes do Natal temos um movimento sazonal. Há um aumento de carros nas ruas, não somente em horários de pico. O movimento é distribuído durante o dia. Mesmo antes das férias escolares vemos isso. Um exemplo é a mãe que vai buscar o filho na escola e não vai para casa, mas para o shopping fazer compras. O movimento vai diminuindo gradativamente após o Natal, até ficar bem menor em janeiro", explica Maura.

Não há um aumento de agentes nas ruas nesta época pois, segundo Maura, a ordenação do trânsito não é alterada. "O que pedimos é que o motorista tenha mais atenção, pois as pessoas ficam mais desatentas nesta época do ano", comenta.

Nas escolas municipais estudam 102 mil alunos, além das 26 mil crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A partir de amanhã, cerca de 1,5 milhão de estudantes da rede estadual também entram em férias.

A rede municipal retorna no dia 9 de fevereiro de 2011, e a rede estadual no dia 8. A rede municipal disponibiliza atividades de lazer em quadras esportivas e em escolas durante as férias.

A programação pode ser vista no site www.cidadedoconhe.org.br. Já a Secretaria Estadual de Educação (Seed) informou que não oferece atividades nas escolas durante as férias.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições