Polêmica lei restringe mangá com cenas sexuais "extremas" em Tóquio

Polêmica lei restringe mangá com cenas sexuais "extremas" em Tóquio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

A Assembleia Metropolitana de Tóquio aprovou nesta quarta-feira uma lei que proibirá, a partir de julho de 2011, a venda na cidade de mangás com cenas sexuais "extremas" aos menores de 18 anos, causando polêmica sobre liberdade de expressão.

A norma determina à indústria das histórias em quadrinhos japonesas que previna que os menores de idade adquiram ou tenham acesso a material explícito sobre incesto, estupro e outros crimes sexuais.

A partir de 1º de julho do próximo ano, as editoras deverão proibir a venda aos menores das histórias em quadrinhos que forem qualificadas pelo governo metropolitano de "livros doentios" por seu conteúdo sexual, informou a agência local Kyodo.

A medida suscitou forte polêmica na indústria da história em quadrinhos, para quem a medida significa censura à liberdade de expressão e à criatividade dos desenhistas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições