MENU

Polícia apreende pássaros e gaiolas na casa de professor no interior de MT

Polícia apreende pássaros e gaiolas na casa de professor no interior de MT

Atualizado: Terça-feira, 17 Maio de 2011 as 1:01

Pássaros apreendidos em Cáceres foram levados para Companhia Ambiental (Foto: Divulgação)

  Policiais da Companhia Ambiental de Cáceres (250 quilômetros de Cuiabá) apreenderam pássaros e gaiolas na residência de um professor. A ação policial aconteceu depois de uma denúncia anônima feita à Companhia Ambiental nesta segunda-feira (16). O professor mantinha em cativeiro animais silvestres sem a autorização legal, o que é proibido. Na residência foram apreendidos quatro canários da terra, um papagaio, cinco gaiolas, um viveiro e um alçapão usado para capturar pássaros.

Os animais apreendidos na casa do professor foram levados para a 4ª Companhia Ambiental de Cáceres. Os pássaros vão passar pela análise de um veterinário, que autorizará ou não a soltura dos animais na natureza.

Legislação

De acordo com a Lei 9605 (Lei de Crimes Ambientais), é considerado crime contra a fauna matar, perseguir, caçar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Também é considerado crime quem vende, expõe à venda, tem em cativeiro, utiliza ou transporta animais silvestres. A pena para quem for condenado pelo crime é de seis meses a um ano de detenção e multa.        

veja também