Polícia Civil promove operação contra ligações clandestinas no Rio

Polícia Civil promove operação contra ligações clandestinas no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) resolveu abrir fogo contra os furtos de energia elétrica, gás, água, sinais de TV a cabo e de telefonia, no Rio. Para isso, promove desde o início desta sexta-feira (1º) uma grande ação de combate aos “gatos” (ligações clandestinas), denominada Operação Caça-Furto, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

De acordo com levantamento pela DDSD, a primeira operação foi marcada para Jacarepaguá, por ser a região da cidade que concentram os maiores índices de furto de energia elétrica.

Segundo o delegado Ricardo Codeceira, policiais e técnicos das empresas concessionárias estão checando denúncias e vistoriando casas, lojas comerciais e postos de gasolina, principalmente, na Praça Seca.

“Cerca de 20% de toda a energia fornecida pela Light é furtada. Isso é muita coisa. Basta dizer que acarreta um prejuízo para o estado de R$ 300 milhões em ICMS. Isso também representa um prejuízo grande para o consumidor honesto, que paga as contas em dia. Se não existisse furto de energia elétrica, a conta poderia ser 17% mais baixa. Esta é a primeira grande operação de uma série que vamos promover na cidade”, enfatizou o delegado.

Donos de estabelecimentos podem ser presos

Codeceira explicou ainda que os responsáveis pelos locais onde forem encontradas ligações clandestinas serão encaminhados à DDSD, que poderá inclusive ser preso em flagrante. Todos os casos de “gato” vão resultar na abertura de inquérito.

“O ‘gato’ é um crime de caráter permanente, que pode ser detectado hoje, mas ter sido feito há meses e, por isso, é crime inafiançável. Mas se numa casa só estiver a empregada doméstica, não podemos prendê-la pelo crime dos patrões. Por isso, cada caso será analisado separadamente”, disse o delegado.

A operação se estenderá até o final da tarde desta sexta-feira.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições