Polícia do Rio investiga se agentes de delegacia lacrada cobravam propina

Polícia do Rio investiga se agentes de delegacia lacrada cobravam propina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

O delegado da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Cláudio Ferraz, está reunido com o corregedor da Polícia Civil, Gilson Emiliano Soares, no prédio da unidade, que foi fechada no domingo (13) por determinação do chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski.

Segundo Soares, a delegacia foi lacrada após denúncias de que agentes da unidade estariam envolvidos num esquema de cobrança de propinas de empresários investigados em licitações com suspeita de fraude. "Eles estariam envolvidos em procedimentos ilícitos, arquivando inquéritos a pretexto de recebimento de vantagens", disse o corregedor. O delegado Cláudio Ferraz afirmou não estar surpreso com a notícia: "Soube disso pela imprensa há um mês".

Operação Guilhotina

A ação acontece dois dias depois da Operação Guilhotina, realizada na última sexta-feira (11) pela Polícia Federal, na qual 38 dos 45 mandados de prisão já foram cumpridos. Deste total, 30 presos são policiais militares ou civis, que ajudavam traficantes, milicianos e contraventores, com informações sobre as operações policiais, negociando material de apreensão e até dando proteção a criminosos. O chefe de Polícia Civil chegou a ser chamado para prestar esclarecimentos.

Há boatos de que Ferraz, que teria contribuído com a Operação Guilhotina, seria um dos nomes de confiança cotado para uma possível substituição de Turnowski. Segundo o corregedor, a partir desta semana, passa a valer uma medida do secretário José Mariano Beltrame detemrinando que a Draco fique diretamente subordinada à Secretaria de Segurança, e não mais à chefia de Polícia Civil.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições