MENU

Polícia faz operação contra a máfia dos agiotas no Rio

Polícia faz operação contra a máfia dos agiotas no Rio

Atualizado: Quinta-feira, 12 Maio de 2011 as 4:06

A polícia faz uma operação, nesta quinta-feira (12), contra a máfia dos agiotas no Rio. Cinco pessoas já foram presas em um escritório no Centro da cidade. Vítimas denunciam que estão recebendo graves ameaças.

Nos últimos meses, o RJTV vem denunciando a máfia que empresta dinheiro a juros altíssimos. Uma vítima que vive sem proteção policial contou que há cerca de dois meses parou de receber ameaças. Mas no último sábado (7), a tortura psicológica voltou.

“No começou houve uma certa calma, uma tranquilidade. Pensamos até que tinha melhorado a nossa situação. Mas após um mês voltaram a extorsão, as ameaças, muito mais agressivas e veementes. Foram até a residência da minha mãe e disseram que eu precisava aparecer, que eu havia sumido e estavam esperando por mim”, contou o homem.

A vítima, que já perdeu o emprego por causa das ligações de cobrança, decidiu procurar a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A comissão de direitos humanos da Alerj enviou uma carta à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

Mais de 400 ligações

No documento, o deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da comissão, solicita proteção policial para a vítima e uma investigação para apurar se a milícia que atua na Zona Oeste do Rio teria participação no caso.

O que parecia a solução para um problema financeiro vira um tormento para dezenas de pessoas. Escritórios ilegais de empréstimos foram fechados pela polícia. Mesmo quando tentavam quitar as dívidas, os clientes eram ameaçados.

Só este ano, o Disque-Denúncia já recebeu mais de 400 ligações sobre a máfia da agiotagem. Segundo a polícia, a intenção das pessoas que cometem este crime é manter a vítima coagida, sempre na condição de devedora.        

veja também