Polícia Federal garante que decisão do STF será cumprida na Raposa Serra do Sol

Polícia Federal garante que decisão do STF será cumprida na Raposa Serra do Sol

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Polícia Federal garante que decisão do STF será cumprida na Raposa Serra do Sol

Responsável por um esquema especial de patrulhamento da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, desde abril deste ano, a Polícia Federal mantém em sigilo as estratégias e o efetivo utilizados para garantir a segurança na área de 1,7 milhão de hectares. Mas garante que estará preparada para fazer valer qualquer que seja a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que retoma hoje, dia 10 de dezembro, o julgamento em que decidirá sobre a permanência de produtores de arroz e agricultores brancos em parte da reserva.

"Temos que esperar a decisão do STF para então adequar um plano de cumprimento da medida. Aparentemente, está tudo tranqüilo. O pessoal continua fazendo as rondas e patrulhas nas vilas e estradas. Nós estamos lá para manter a ordem" , afirmou o superintendente da PF em Roraima, José Maria Fonseca. Especula-se que o contingente de policiais envolvidos na vigília da terra indígena esteja entre 300 e 500 homens, incluídos agentes da Força Nacional de Segurança.

A troca de ameaças de agressão entre o produtor de arroz Paulo César Quartiero e lideranças indígenas nos últimos dias preocupam, mas são vistas com ressalvas pelo superintendente da PF. "Vejo mais como provocação, tentativa de acirrar os ânimos, e não se deve aceitar isso. O que interessa é a decisão que será dada pelo Supremo, que se fará cumprir, e acabou", defendeu Fonseca.

Em abril e maio últimos, Quartiero foi preso pela Polícia Federal duas vezes - a primeira, por desacato, e a segunda, por porte ilegal de arma, depois que funcionários de sua propriedade balearam índios que construíam malocas nos limites da fazenda. O produtor conseguiu a liberdade por meio de liminar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições