Polícia Federal prende 12 pessoas por fraude no INSS em São Paulo

Polícia Federal prende 12 pessoas por fraude no INSS em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (12) uma operação para desmanchar um esquema de fraudes que usava mulheres grávidas para conseguir salário-maternidade na Previdência Social na falsa condição de empregadas domésticas.

As ações foram realizadas na Grande São Paulo, nos municípios de São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato e Guarulhos.

De acordo com a PF, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária e 27 mandados de busca e apreensão. Dos 12 presos, três são servidores do INSS.

A estimativa da PF é de que a perda aos cofres públicos seja de R$ 3 milhões. Para a polícia, no entanto, o valor desviado em benefícios falsos deve ser ainda maior.

No total, participaram da operação 135 policiais federais e 12 servidores da Previdência Social.

A operação “Maternidade” foi realizada pela PF em parceria com o Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, na Força-Tarefa Previdenciária no Estado de São Paulo.

Conforme as investigações, o grupo filiava mulheres grávidas à Previdência Social na falsa condição de empregadas domésticas. Depois de pagar a contribuição por dois ou três meses, eles pediam na sequência o benefício do salário maternidade.

Segundo a PF, o esquema também chegou a realizar algumas fraudes de pensão por morte.

A PF diz que os criminosos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha,  estelionato qualificado, corrupção passiva e corrupção ativa e inserção de dados falsos em sistema de informações em bancos de dados da Administração Pública, e podem pegar até 12 anos de prisão.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições