Polícia Federal vai se adequar à norma que restringe uso de algemas em 15 dias

Polícia Federal vai se adequar à norma que restringe uso de algemas em 15 dias

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, anunciou nesta segunda-feira, 18 de agosto, que em 15 dias a corporação vai se adequar às normas impostas pela súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê o uso de algemas em casos excepcionais, e impõe punições ao agente policial que cometer abusos.

Corrêa se reuniu com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para discutir o assunto. "Vamos agora dentro das técnicas que se possam utilizar fazer um escalonamento para o necessário emprego da algema, observado a súmula", disse.

O diretor da PF disse que pediu aos agentes que façam a interpretação da súmula para decidir se é necessário algemar ou não o preso.

Corrêa disse que é preciso conciliar a súmula com a segurança das operações. "Isso [segurança das operações] significa a segurança do preso, a segurança policial e de terceiros", explicou.

O delegado lembrou que como norma, os policiais do Brasil e do mundo usam algemas em suas operações e que não há registros de incidentes entre presos, policiais e terceiros pelo uso de algemas.

Ele alertou, no entanto, que a falta de algemas pode colocar em risco a segurança de todos os envolvidos na operação.

A súmula do Supremo que restringe o uso de algemas foi aprovada na quarta-feira, 13 de agosto. A medida determina que a autoridade policial terá de justificar por escrito o uso das algemas.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições