Polícia libera homem que foi detido como suspeito no caso Vanessa

Polícia libera homem que foi detido como suspeito no caso Vanessa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

A Polícia Civil de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, liberou o homem detido na quarta-feira (23) à noite em Carapicuíba para averiguação por suspeita de envolvimento no assassinato de Vanessa Duarte, informou nesta sexta-feira (25) a Secretaria da Segurança Pública. Não há informações de quando ocorreu a liberação.

De acordo com a secretaria, o delegado que investiga o caso, Zacarias Tadros, titular do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa, informou nesta manhã que o homem foi dispensado por não ter sido comprovado envolvimento dele no crime.

As testemunhas que deveriam ter feito o reconhecimento pessoal do detido não compareceram à delegacia em Santana de Parnaíba. Elas deverão fazer o reconhecimento do homem por meio de fotos tiradas dele em outros locais. Para o delegado, ele se parece com o retrato falado de um homem branco feito a partir do depoimento dessas mesmas testemunhas como sendo o comparsa do ex-presidiário Edson Gouveia, identificado e apontado como o principal suspeito do assassinato da supervisora de vendas.     Na quinta (24), o homem que havia sido detido pela polícia negou qualquer envolvimento no homicídio, segundo o delegado Tadros. Ele havia sido pego por policiais em um casarão utilizando drogas.

Havia a suspeita de que o homem detido tivesse participado da morte da vendedora de 25 anos, cujo corpo foi achado em um matagal em Vargem Grande Paulista, no interior de São Paulo, no dia 13 de fevereiro, um dia após ter desaparecido da casa do noivo em Barueri. O veículo que ela dirigia foi encontrado a 7 km do corpo, no mesmo dia do sumiço. Peritos informaram que ela sofreu violência sexual e foi morta por asfixia.

De acordo com o delegado, duas ou três pessoas podem ter cometido o crime. O detido em Carapicuíba foi tratado como "averiguado" e não teve a prisão temporária pedida pela polícia.

Tadros informou que a detenção dele ocorreu após denúncias feitas por telefone. "Tivemos a informação de pessoas viram dois homens parecidos com as imagens que divulgamos dos suspeitos do crime descerem juntos de um táxi naquela região de Carapicuíba, limite com Barueri", disse o delegado.

Os dois suspeitos da morte de Vanessa que estão sendo procurados pela polícia são o ex-presidiário Edson Gouveia, que teve a prisão temporária decretada pela Justiça e ainda não foi localizado, e um homem branco, que não teve o nome divulgado. O site da Polícia Civil divulgou a foto do primeiro e um retrato falado do segundo.

Sobre um possível suspeito preso em Ribeirão do Pinhal, no Paraná, Tadros disse apenas que

ainda não conversou com o delegado da cidade.

Buscas por suspeitos

Nos últimos dois dias, a polícia esteve em 20 lugares em cidades da Grande São Paulo à procura de Edson, principal suspeito pelo assassinato de Vanessa. As buscas foram feitas inclusive na casa da ex-mulher dele. Segundo as investigações, ele já foi casado e tem dois filhos. A Justiça decretou a prisão temporária dele na sexta-feira (19).

Edson, apontado pela polícia como estuprador e assassino de Vanessa Duarte, tem uma longa ficha policial, mas estava fora da cadeia porque conseguiu o benefício da liberdade condicional. Ele tem 35 anos, tatuagem de pantera no braço direito. Já passou por 18 unidades do sistema prisional do estado de São Paulo em 13 anos. Foi condenado três vezes por assalto.

Há um ano, ganhou o benefício da liberdade condicional, quando deixou o Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá, sem passar pelo exame que avalia a personalidade do criminoso e os riscos que ele pode oferecer à sociedade.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições