Polícia Militar troca comando de 19 batalhões após arrastões no Rio

Polícia Militar troca comando de 19 batalhões após arrastões no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

A Polícia Militar anunciou nesta quinta-feira (7) a troca de comandantes de 19 batalhões e unidades da corporação no Rio de Janeiro. As mudanças acontecem depois da onda de arrastões na cidade. Duas alterações – publicadas em boletins internos da PM antes das eleições – ocorrem nesta sexta-feira, segundo o relações públicas da PM, tenente-coronel Henrique Lima Castro.

O comandante do 17º BPM (Ilha do Governador) vai assumir o comando do 39º BPM (Belford Roxo), na Baixada Fluminense. O atual comandante da unidade da Baixada vai ser encaminhado à diretoria de pessoal, onde ficará aguardando sua nova função.

As outras 17 alterações, publicadas no boletim interno da PM nesta quinta-feira (7), ocorrerão gradativamente. Elas acontecerão nos seguintes batalhões: 1º BPM (Estácio). 2º BPM (Botafogo), 4º BPM (São Cristóvão), 5º BPM (Harmonia), 7º BPM (São Gonçalo), 14º BPM (Bangu), 16º BPM (Olaria), 18º (Jacarepaguá), 19º (Copacabana), 23º BPM (Leblon), 26º BPM (Petrópolis) e 28º BPM (Barra Mansa).

As unidades que sofrerão troca de comando são: Escola Superior de Polícia Militar, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), Coordenadoria de Análise Criminal, Centro de Comunidação e Informática e Diretoria de Orçamento e Finanças.

A decisão foi tomada em reunião na quarta-feira (6) entre o governador, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame e o comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte.

Três arrastões em 24 horas

O Rio sofreu o terceiro arrastão em apenas 24 horas. Pelo menos cinco pessoas foram assaltadas na noite de quarta-feira na Rua Mundo Novo, que liga os bairros de Botafogo e Laranjeiras. Segundo testemunhas, os assaltantes, que estavam em dois carros, fecharam a via e renderam as pessoas. Os criminosos fugiram com dois automóveis, as chaves de outros dois, e pertences das vítimas.

Na terça-feira (5), um pedreiro foi assaltado quando chegava ao trabalho, por volta das 6h30, quase em frente ao Palácio Guanabara, também em Botafogo, na Zona Sul. Segundo a vítima, um carro parou na sua frente e dois homens armados saltaram. Um deles assaltou uma pedestre que passava na calçada.

Na manhã de quarta (6), seis vítimas do arrastão ocorrido no Elevado Paulo de Frontin , no Rio Comprido, Zona Norte, registraram queixa na 6ª DP (Cidade Nova). Segundo as vítimas, um Peugeot foi roubado na Rua São Francisco Xavier, na Tijuca, na Zona Norte, por volta das 6h40. Duas pessoas estavam dentro do primeiro carro roubado. Cerca de uma hora depois, quatro criminosos, no carro roubado na Tijuca, bloquearam o trânsito no Elevado, no sentido Centro e fizeram mais roubos. O arrastão ocorrido nesta manhã é o segundo no mesmo local em menos de 12 horas . Na noite anterior, um arrastão ocorreu na mesma via.

À tarde, numa operação da Polícia Civil no Morro da Mangueira, na Zona Norte , para recuperar um carro roubado usado no arrastão, o menino Matheus Peres Viana, de 13 anos, foi baleado e morreu. Além dele, outras duas pessoas foram atingidas por tiros. Segundo a Polícia Civil, as duas vítimas são moradores da comunidade.

Em 27 de setembro, quatro motoristas foram assaltados na Estrada do Joá , na Zona Sul. Na mesma noite, em Anchieta, ladrões levaram três carros. No dia seguinte, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, bandidos chegaram a manter um aposentado refém por mais de uma hora . E no Jacaré, no subúrbio da cidade, quatro motoristas foram vítimas de uma quadrilha de 15 homens .

No dia 29, no Jardim Botânico, na Zona Sul, assaltantes usaram até granadas e roubaram também pedestres.     Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições