Polícia procura presos soltos por juiz no Maranhão

Polícia procura presos soltos por juiz no Maranhão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:26

A polícia do Maranhão tenta recapturar criminosos soltos, na semana passada, por falta de espaço na delegacia de Bacabal, no interior. A situação chamou a atenção do país inteiro. Os presos foram soltos por ordem de um juiz, mas o Tribunal de Justiça reverteu a decisão e quer todos de volta ao xadrez.

Dez policiais vasculham a cidade. Em uma casa procuravam Jeferson, preso por assalto. Não o encontraram e ainda ouviram reclamação da mãe dele: "o que vocês queriam vocês conseguiram, foi carregar meu filho de perto de mim".

Em outro ponto, cercaram um terreno abandonado. Não encontraram ninguém. Depois, cercaram a casa de um homem acusado por tráfico e homicídio. Também não acharam nada.

Essa caçada aos foragidos é arriscada porque os policiais não sabem ao certo o que vão encontrar pela frente. Os bandidos que foram soltos são perigosos: tem estuprador, assaltante, homicida. 

Nove criminosos estão foragidos. Pela decisão do juiz eles deveriam cumprir prisão domiciliar, mas desapareceram desde que a nova ordem judicial determinou a volta deles para a delegacia.

A confusão começou sexta-feira (5) passada, quando o juiz da cidade interditou a carceragem, com forro caindo, fiação exposta, e muitos homens numa única cela. "Essa realidade que você vê em Bacabal, no Maranhão, é a realidade do país inteiro. As pessoas não têm sequer um espaço para respirar, para dormir", afirma o juiz Roberto de Paula. 

Os detentos seriam levados para São Luís, mas não havia vaga na capital. Durante dez horas os presos ficaram trancados em carros, até que o juiz soltou todo mundo.

A permanência de presos provisórios em delegacias contraria a Lei de Execuções Penais, mas em quase todo o Brasil 60 mil pessoas estão nestas condições.

Em Bacabal, a superlotação poderia ser resolvida com a conclusão de um presídio, com capacidade para 200 homens. Mas no lugar foi encontrado uma criação de porcos e gado pastando.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições