Policiais militares fazem 'bico oficial' em 14 subprefeituras de SP

Policiais militares fazem 'bico oficial' em 14 subprefeituras de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

A Operação Delegada, na qual policiais militares fazem rondas em bairros da cidade para coibir o comércio irregular e pequenos crimes, já é realizada em 14 subprefeituras de São Paulo. Eles fazem esse trabalho em suas horas de folga, como um “bico oficial”. No Itaim Paulista, onde a operação foi implantada há seis meses, foi registrada queda no número de roubos e furtos.

No bairro, os moradores gostaram das mudanças. A presença constante dos policiais levou mais tranquilidade para quem mora ou trabalha na região.

No fim do ano passado, quase 50 barracas de comércio ilegal foram apreendidas por policiais da Operação Delegada. Outras 50 foram retiradas espontaneamente, sem os policiais pedirem. Isso porque nenhum dos comerciantes tinha autorização para trabalhar. Não houve confronto.

O comerciante Ricardo dos Santos preferiu continuar apostando no bairro. Ele desmontou a barraca que ficava no meio da rua e montou uma loja só para ele. “Piorou um pouco, o movimento caiu. Muitas pessoas já não vêm mais fazer as compras aqui”, afirmou.

O resultado ainda não apareceu para Ricardo, mas para outros comerciantes, as mudanças foram boas. “Agora a rua ficou mais livre, a fachada da loja já dá para aparecer mais. Então melhorou bastante”, disse o lojista Sebastião Bassan.

Atualmente, 2,5 mil policiais participam da Operação Delegada na cidade. A prefeitura pretende ampliar o trabalho para toda a região metropolitana.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições