Policias civis são suspeitos de sequestrar sacoleiros em SP

Policias civis são suspeitos de sequestrar sacoleiros em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Quatro policiais civis do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) estão foragidos desde a quarta-feira (3) suspeitos de sequestrar, no dia 28 de junho, dois ônibus com sacoleiros vindos do Paraguai e exigir R$ 100 mil para libertá-los. A Justiça decretou a prisão preventiva dos suspeitos no dia 25, mas devido à lei eleitoral as buscas só começaram nesta quarta.

O sequestro, segundo a denúncia, foi arquitetado pelo investigador Valmir Carvalho Leite, de 50 anos, da 1ª Delegacia de Crimes contra a Propriedade Imaterial do Deic, que na época estava em férias, mas mantinha contato com um informante que estava em um dos ônibus de sacoleiros.

Segundo a Corregedoria da Polícia Civil, ele convidou três colegas do Deic para extorquir dinheiro dos sacoleiros. Leite já era investigado sob suspeita de integrar uma quadrilha de policiais civis que cobra propina de comerciantes da feira da madrugada no Brás, região central da capital, e estava com o telefone grampeado.

Em uma das interceptações, o informante avisa o investigador sobre a chegada de um ônibus carregado com "fumaça" (cigarros) e outro com "mídia" (DVDs piratas) no dia 28 de junho. Na manhã do crime, segundo a Corregedoria, Leite foi até a sede do Deic, em Santana, na Zona Norte, acertar os detalhes da ação com Marcelo Garcia Bilhordes, de 40 anos; José Vandir Ferreira, de 40; e Carlos Benedito Felice Junior, de 42; todos da 2ª Delegacia de Crimes Contra a Fé Pública.

De lá, os três seguiram para a Marginal do Tietê, onde, por volta das 14h30, interceptaram os dois ônibus na altura da Ponte do Piqueri. "Eles foram levados para uma rua sem saída nas imediações do Deic, onde ocorreu a extorsão mediante sequestro", disse o delegado Renato Francisco de Camargo Mello, da Divisão de Operações Policiais da Corregedoria.

Segundo os sacoleiros, Felice Junior, Bilhordes e Ferreira exigiram a quantia de R$ 100 mil para libertá-los, sob ameaça de entregar todos à Polícia Federal pelo crime de descaminho. De acordo com a Corregedoria, por mais de cinco horas eles foram impedidos de sair dos ônibus. Um dos sacoleiros tentou fugir pela janela e foi agredido.

Os policiais, segundo os sacoleiros, afirmaram que o dinheiro deveria ser entregue até o fim do jogo entre Brasil e Chile, pela Copa, disputado naquela tarde, "pois o delegado estava na sede do Deic vendo o jogo e após o término da partida não haveria mais chance de acordo". O delegado titular da 2ª Delegacia de Crimes Contra a Fé Pública, José Roberto de Arruda, negou participar do esquema.

Às 19h50, os policiais levaram os dois ônibus para a PF, onde 22 passageiros foram ouvidos pela delegada de plantão. Alguns narraram a suposta extorsão e os depoimentos foram enviados à Corregedoria da Polícia Civil.

Defesa

Aldo Soares, advogado dos quatro policiais, disse que seus clientes agiram dentro da lei e são inocentes. Segundo ele, os investigadores apreenderam os ônibus com contrabando e levaram os sacoleiros para o Deic. Ele afirmou que, por ser um crime de descaminho, a ocorrência foi levada para a PF. Soares disse ainda que os sacoleiros não foram sequestrados. "Alguns desceram dos ônibus para fumar. Outros entraram no prédio do Deic para usar o banheiro."

Segundo a assessoria de imprensa da PF, foi instaurado um inquérito policial a respeito de tais fatos. A investigação permanece em andamento e a Corregedoria da Polícia Civil foi comunicada de todo o teor do referido inquérito, segundo o órgão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições