Poluição dos carros é o maior vilão da qualidade do ar

Poluição dos carros é o maior vilão da qualidade do ar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Poluição dos carros é o maior vilão da qualidade do ar

A pesquisa Indicadores do Desenvolvimento Sustentável Brasil 2008, divulgada pelo IBGE, mostrou que o grande vilão da qualidade do ar não são mais as substâncias poluentes emitidas pelas indústrias, que destroem a camada de ozônio. O nível de emissão das indústrias caiu. Atualmente, o maior causador da poluição atmosférica no Brasil é o aumento na frota de veículos, que compromete principalmente o ar das grandes cidades, e as queimadas de mata, no Norte e no Centro-Oeste, e de cana-de-açúcar, no Nordeste e em Minas e São Paulo.

De acordo com o IDS do IBGE, em São Paulo aumentou o número de dias em que a poluição do ar superou o limite considerado adequado, passando de 158 em 2005, para 168 em 2006.

Nos primeiros três meses deste ano, conforme dados da Cetesb, a qualidade do ar em São Paulo foi classificada 14 vezes como má ou inadequada, em uma ou mais estações de medição. O mês mais poluído foi março, o mesmo em que houve maior expansão da frota de veículos na cidade: foram emplacadas 48.571 novas unidades no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O número de novos emplacamentos por dia chega a quase mil, totalizando uma frota de 6,103 milhões de veículos na cidade.

Com o aquecimento da economia e os incentivos recebidos pela indústria automobilística, o número de carros circulando tende a aumentar ainda mais. A Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas no país, estima um crescimento recorde de vendas de 24,2% sobre 2007, equivalente a 3,060 milhões de unidades.

O governador José Serra anunciou um pacote de incentivo à indústria automobilística de R$ 6,8 bi. A verba será liberada como crédito acumulado pelas montadoras com o ICMS, imposto estadual, e vai incentivar ainda mais a produção.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições