Poluição pode causar infertilidade masculina, diz pesquisa

Poluição pode causar infertilidade masculina, diz pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Uma pesquisa feita em São Paulo com 900 homens mostra que a poluição do ar pode causar infertilidade. Uma reação imunológica faz o organismo destruir os espermatozóides, como explica o urologista Jorge Hallak.

“Há uma reação imunológica dos agentes poluidores ambientais com o espermatozóide, ou seja, há uma reação onde o organismo identifica o espermatozóide como célula agressora e produz anticorpos contra o espermatozóide, que tem uma incapacidade de mobilidade progressiva e uma incapacidade de fertilização do óvulo”, diz Hallak.

  A pesquisa mostrou ainda que, por causa da poluição, os homens estão produzindo menos cromossomos que carregam o gene masculino. Ou seja: hoje em dia nascem menos meninos.

Casais que não conseguem ter filhos e muitas vezes não sabem a causa disso devem procurar orientação de especialistas.Em Santo André, professores e alunos da Faculdade de Medicina do ABC prestam esses esclarecimentos.

Serviço:

Faculdade de Medicina do ABC

Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André

Telefone: (11) 4493-7277        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições