Ponte estaiada sobre o Rio Tietê é inaugurada

Ponte estaiada sobre o Rio Tietê é inaugurada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

Policiais do Gate fizeram varredura em ponte antes da inauguração (Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/AE)

A ponte estaiada construída sobre o Rio Tietê, nas proximidades do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, foi inaugurada por volta das 10h desta quarta-feira (27). De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), somente depois que o palco usado para a cerimônia de inauguração for desmontado é que a ponte será liberada para o tráfego. Não há previsão de horário.

Batizada de Governador Orestes Quércia, a ponte faz parte das obras de expansão da Marginal Tietê. A construção liga a Avenida do Estado à pista central da marginal, ao lado do Pavilhão do Anhembi, no sentido Rodovia Castello Branco. A inauguração foi feita sem uma ligação com o Bom Retiro, na região central.

Estrutura

De acordo com a Dersa, empresa responsável pela obra, a ponte tem 660 metros de comprimento, 15,20 metros de largura e 88 estais, que são os cabos de sustentação. Os estais da Ponte Governador Orestes Quércia são feitos de aço inoxidável e têm capacidade de sustentação variando entre 200 e 500 toneladas.

Os pilares da ponte são feitos de concreto armado, coberto com uma proteção de verniz especial antipichação. Segundo a Dersa, a nova ponte irá aumentar a fluidez do fluxo em cerca de 20 mil veículos por dia.

A Ponte Governador Orestes Quércia é a segunda de São Paulo a ter estais para sustentação. A primeira, a Ponte Octavio Frias de Oliveira, foi construída sobre o Rio Pinheiros e inaugurada em 2008.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições