Pontes da zona rural de Teresópolis serão reconstruídas

Pontes da zona rural de Teresópolis serão reconstruídas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Após a conclusão dos estudos técnicos de hidrologia, topografia, geologia e de sondagem, realizados pelas equipes da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com pessoal do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), terá início a recuperação definitiva de 42 pontes na zona rural de Teresópolis, que caíram após o temporal de 12 de janeiro.

No total, cerca de 60 pontes ruíram ou tiveram a sua estrutura comprometida no município. Segundo informações da prefeitura de Teresópolis, a reconstrução tem início após o trabalho emergencial, focado no restabelecimento dos acessos às localidades do interior do município, para garantir a passagem das equipes de socorro e de resgate de corpos, bem como o fornecimento de alimentos e de medicamentos às vítimas das chuvas.

Segundo o secretário municipal de agricultura, Fernando Mendes, nos primeiros dias pós-temporal foram abertas mais de 20 frentes de trabalho para a desobstrução de vias públicas, utilizando equipamentos próprios, da EMOP, da Secretaria Estadual de Agricultura e até de produtores rurais, que disponibilizaram máquinas particulares para auxiliar no serviço.

A ideia é que as pontes com vãos até 12 metros sejam recuperadas com estrutura metálica, para agilizar o serviço. Já as que têm vãos de até 30 metros estão sendo avaliadas para serem recuperadas com estrutura de concreto armado.

Para garantir o aceso provisório nas localidades de Cruzeiro, Providência e Granja Mafra, a Prefeitura solicitou ao Exército a instalação de pontes móveis. Porém, por impedimentos técnicos não foi possível atuar nestas comunidades.

Em Sebastiana, a EMOP aguarda a instalação de ponte móvel do Exército para realizar o reforço estrutural da ponte danificada. Já em Pessegueiros, a Empresa de Obras Públicas instalou uma estrutura de escoramento especial, a fim de estabelecer o pilar danificado pela enchente e providenciar os reparos necessários.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições