População deve participar da campanha Respire São Paulo

População deve participar da campanha Respire São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), com o apoio da Boehringer Ingelheim/Pfizer, coloca nas ruas de várias cidades de São Paulo, em 3 e 4 de junho, a campanha Respire São Paulo. O intuito é alertar a população sobre as doenças respiratórias que tendem a se tornar mais comuns agora com a chegada do inverno. A iniciativa faz parte das comemorações da 1ª Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre as Doenças Respiratórias que, a partir de 2008, ocorrerá anualmente, sempre no início de junho, conforme determina a recém-promulgada Lei nº 12.749. A data também coincide com Dia do Pneumologista, 2 de junho.

A Campanha Respire São Paulo acontece das 8h às 16h, em seis cidades-pólo. Haverá atendimento médico gratuito à população, com testes de rastreamento de asma, de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), pneumonia, tuberculose e tabagismo.

Os municípios de Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba realizarão suas ações no dia 3. Em Campinas a prestação de serviço está prevista para 4 de junho.

Na Capital, o mutirão de conscientização e atendimento à população terá como base o Parque da Independência, no Ipiranga. Assim como ocorrerá no Interior, serão montadas tendas para o preenchimento de questionários, para atendimento médico, apresentação de vídeos educativos e entrega de material informativo sobre as doenças respiratórias.

Durante o atendimento, o cidadão poderá preencher questionário de sintomas respiratórios, assistir vídeos de qualidade de vida, realizar exame para medir a capacidade pulmonar e receber orientação médica. A medida da capacidade pulmonar, também chamada de espirometria, é exame simples, rápido e fácil no qual se verifica o volume de entrada e saída de ar dos pulmões. Serve para o diagnóstico e a avaliação de doenças respiratórias. Quando necessário, haverá o encaminhamento para atendimento médico. Quem quiser alguma informação antecipada pode obtê-la no 0800 171618 ou no portal www.sppt.org.br .

Locais de atendimento nas cidades-pólo

3 de junho de 2008

Horário: das 8h às 16h

São Paulo

Local: Parque da Independência - Ipiranga

Sorocaba

Local: Praça Coronel Fernando Prestes

Ribeirão Preto

Local: Praça XV, Centro

São José do Rio Preto

Local: Praça Rui Barbosa

Santos

Local: Praça Mauá

4 de junho de 2008

Horário: das 8h às 16h

Campinas

Local: Largo do Rosário  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições