População disputa lugar na plateia para assistir a julgamento do caso Mércia

Mizael enfrenta júri pela morte de Mércia. ASSISTA:

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:08

Mércia NakashimaAssista ao Vivo.

Clique no link abaixo:

Mizael enfrenta júri pela morte de Mércia

Transmissão pelo portal Terra.com.br

 

 

Wanderley Preite Sobrinho

Fixação pela história trouxe dor de cabeça à polícia, que precisou investigar dezenas de falsas denúncias. Um homem chegou a ligar cem vezes para a família no dia do enterro

O assassinato da advogada Mércia Nikie Nakashima (28), em maio de 2010, causa até hoje comoção e “histeria” em alguns moradores de Guarulhos, onde viviam e trabalhavam a vítima e o acusado, o também advogado Mizael Bispo de Souza (42), suspeito de cometer o crime por não aceitar o fim do namoro entre os dois.

A ansiedade pelo julgamento – que começa nesta segunda-feira (11) – não diminuiu nem com o anúncio de que os prováveis cinco dias de júri serão transmitidos pela TV: diariamente moradores da região vão ao fórum da cidade pedir senhas para garantir lugar no disputado auditório, que deve receber principalmente advogados, estudantes e familiares dos envolvidos no caso.

Os funcionários do fórum recebem até candidatos para o júri popular, uma escolha que cabe exclusivamente ao juiz, que pode pedir a autoridades locais ou associações de classe a indicação de cidadãos que sejam absolutamente isentos no caso.

A fixação pela história também trouxe dor de cabeça à polícia de Guarulhos, que precisou investigar dezenas de denúncias anônimas. O inquérito policial cita a ligação de homem que dizia ter visto o casal juntos depois do dia 23, data do crime. Houve até quem assumisse a autoria do assassinato.

Mas a denúncia que mais chamou a atenção dava outra versão para o crime: interessado em extorquir a família de Mércia, Mizael teria contratado dois capangas para sequestrar a advogada e mantê-la presa nos fundos de uma residência na cidade de Nazaré Paulista, cidade onde o assassinato de fato ocorreu.

A polícia encontrou o lugar, os suspeitos apontados pelo denunciante, mas desistiu dessa linha de investigação depois do testemunho de um pescador, que apontou o real local do crime: a represa em que o corpo e o carro de Mércia foram encontrados.

O delegado responsável pelo inquérito, Antônio de Olim, descreve no processo “uma série de denúncias anônimas”, como a de um certo Henrique, que ligava para a família da vítima “passando informações falsas, solicitando resgate para a devolução de Mércia”. Só no dia do funeral, ele ligou cem vezes para membros da família Nakashima.

“Tais versões são fruto de fixação por parte desses indivíduos com o caso”, diz Olim, que atribui “o clima de histeria na sociedade” à divulgação do caso pela mídia.

Transmissão

O promotor que vai tentar condenar Mizael, Rodrigo Merli Antunes, lembra que a organização do julgamento tomou as providências para evitar que o clamor popular influencie o júri. “O quarteirão está isolado. Lá dentro ninguém vai ouvir manifestação, e quem o fizer no auditório será posto para fora.”

Ele acredita que, além de evitar que os cidadãos se “digladiem por senha”, a transmissão pela TV “vai mostrar à população como funciona o júri, permitindo sugestões e críticas para a instituição”.

“Hoje no Brasil se conhece mais como funciona o júri norte-americano do que o brasileiro. Da minha parte, eu vou esquecer que estou diante das câmeras.”

 


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições