MENU

Postos irão abrir no sábado para vacinação contra a gripe em SP

Postos irão abrir no sábado para vacinação contra a gripe em SP

Atualizado: Segunda-feira, 25 Abril de 2011 as 12:54

Começou nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra gripe. Este ano, além dos idosos e indígenas, também serão vacinadas gestantes e crianças com idade entre 6 meses e 2 anos. Quem tomar a vacina também será imunizado contra o vírus da gripe suína (H1N1). A meta é vacinar 5,5 milhões de paulistas até o dia 13 de maio, último dia da campanha.

A vacina é aplicada nos postos de saúde de todo o estado de São Paulo, de segunda a sexta-feira. No sábado (30), os postos também irão abrir, das 8h às 17h.

Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.

Confira, por cidade, os endereços dos postos de saúde no estado de São Paulo.

Além de proteger contra a gripe, a vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. A vacina demora 15 dias para começar a funcionar.        

veja também