Praia Grande também registra casos de virose que atinge o Guarujá

Praia Grande também registra casos de virose que atinge o Guarujá

Atualizado: Sexta-feira, 7 Janeiro de 2011 as 1:45

A cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, registrou nos últimos dias mais de 300 casos de pacientes que procuraram atendimento com diarreia e vômito, os mesmos sintomas de um surto de virose que começou nesta semana no Guarujá, também no litoral do estado.

Mais de mil pessoas já foram atendidas nos pronto-socorros do Guarujá com os sintomas desde domingo (2). Já se sabe que a virose está ligada ao consumo de água e à alimentação, mas o tipo de vírus ainda não foi identificado.

Segundo o diretor de urgência do Guarujá, Augusto Bustamante, a vigilância epidemiológica já foi notificada. Ele também argumentou que, apesar de o número de atendimentos do tipo ter triplicado, a população da cidade também quadruplicou devido ao feriado de fim de ano e às férias de janeiro.

No principal pronto-socorro da cidade, uma tenda montada do lado de fora para o atendimento de pacientes com dengue no ano passado é usada para medicar e hidratar as pessoas com sintomas da virose.

A recomendação dos médicos é aumentar a higiene pessoal, antes de depois de usar o banheiro e se alimentar, evitar locais aglomerados, com muitas pessoas, e ter cuidado no consumo de água e na alimentação.

Em janeiro de 2010, Guarujá enfrentou um surto de virose. Mais de 1.700 pessoas tiveram a doença em apenas um mês. Na época foi feito um levantamento para saber de onde veio o vírus, mas a resposta não foi encontrada.

veja também