Praias de Itajaí podem estar contaminadas, alerta Famai

Praias de Itajaí podem estar contaminadas, alerta Famai

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) alerta para o risco de contaminação das praias do município catarinense, um dos mais atingidos pelas chuvas no estado. As pessoas estão sendo orientadas a evitar as praias por, pelo menos, 15 dias.

De acordo com o superintendente da Famai, Fabrício Estevo, detritos, como corpos de animais, e a lama provenientes das enchentes chegaram ao mar pelo Rio Itajaí e acabaram nas praias.

Um exame, realizado esta semana, indicou que não há coliformes fecais na praia do município. No entanto, é possível que as águas estejam contaminadas por outras bactérias. Segundo o superintendente, a contaminação das águas pode causar doenças de pele e outras infecções.

A Famai vai colocar placas em todas as praias da cidade para alertar a população sobre possível contaminação. "Nós temos de ter cautela, devemos preservar a saúde das pessoas", disse.

O superintendente da Famai acredita que em poucos dias as águas já estarão apropriadas para banho. "Até 12 dias as águas serão renovadas pela circulação oceânica. O mar ainda está turvo e isso pode trazer prováveis agentes de contaminação", afirmou.

Estevo disse que a Famai aguarda o laudo sobre a balneabilidade das praias, que deve sair na próxima semana, para avaliar a situação de Itajaí. De acordo com a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), a pesquisa de balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão próprias ou impróprias para banho.

Mesmo com risco de contaminação do mar, a pesca e o cultivo de mexilhões estão liberados. Segundo oceanógrafo do Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Roberto Wahlrich, o sindicato fez uma avaliação e decidiu manter a atividade pesqueira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições