Preço do álcool sobe em média 20% em São Paulo

Preço do álcool sobe em média 20% em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

Quem abastece o carro com álcool está gastando mais nas últimas semanas. O reajuste no etanol é comum em novembro e dezembro por causa do fim da safra da cana. Porém, este ano, o preço começou a subir mais cedo. Só no último mês, o litro do álcool subiu em média 20% em São Paulo.

Para o sindicato dos donos de postos de combustíveis, esse aumento tem várias explicações. A falta de chuva provoca a queda do redimento da cana de açúcar e essa é uma época de entressafra. Já no mercado internacional, o preço do açúcar está valorizado e o estoque disponível de álcool também está baixo, o que contribui para a alta do etanol.

“O que acontece é que o usineiro pode fabricar etanol ou açúcar. Ele não está fabricando excesso, por isso, o preço aumenta. A previsão de queda de preço é só para final de março de 2011, quando começa a nova safra. Essa safra não tem mais o que fazer”, afirmou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Gouveia.

A alta do preço do álcool motivado os consumidores a optar pela gasolina. No entanto, para saber qual a melhor opção na hora de abastecer, é preciso fazer um cálculo já que o motor dos veículos rende menos com o etanol.

Se o preço da gasolina multiplicado por 0,7 for inferior ao preço do alcool, vale a pena optar pela gasolina.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições