Prefeito diz que demitirá médico que faltou a plantão de hospital no Rio

Prefeito diz que demitirá médico que faltou a plantão de hospital no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:09

Agência Estado

Único neurocirurgião de plantão no Hospital Municipal Salgado Filho faltou ao trabalho e menina ferida por uma bala perdida demorou para ser operada na noite de Natal

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), disse nesta quarta-feira (26) que demitirá o neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves por ter faltado ao plantão em que estaria trabalhando na noite do dia 24 e na madrugada do dia 25, no Natal. Além disso, Paes afirmou que a partir de janeiro determinará que todos os hospitais da cidade tenham controle biométrico de ponto dos trabalhadores para evitar que "maluquices\" como esta voltem a acontecer. As unidades terão seis meses para fazer a adaptação.

Na madrugada do dia 25, a garota Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos, aguardou para ser atendida por 8 horas no Hospital Municipal Salgado Filho, no Meier. Atingida na cabeça por uma bala perdida durante as comemorações de Natal, numa favela na zona norte do Rio, a menina foi levada ao hospital, mas demorou para ser operada porque havia apenas um profissional de plantão, justamente o que faltou. A menina está internada em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade.

"Vou demitir esse médico, que é um irresponsável. Não dá para você estar escalado para um plantão e simplesmente não aparecer\", afirmou o prefeito ao chegar ao Ministério da Fazenda, em Brasília. A demissão, de acordo com Paes, já foi determinada. Falta apenas ocorrer o trâmite legal para abertura de inquérito. \"Acho até que ele tem de responder criminalmente por sua ausência\", afirmou. Ainda há incertezas sobre se o neurocirurgião realmente faltou ao plantão porque, na terça-feira, ele afirmou à TV Globo que havia pedido demissão.

Segundo o prefeito, as críticas à existência de apenas um plantonista é uma forma que o sindicato da categoria encontrou para desviar a atenção do caso. \"O sindicato dos médicos já começa com suas teses corporativistas para proteger esse delinquente\", afirmou. \"Esse médico é um irresponsável que merece pagar e tem de ser punido pelo que fez\", continuou.

Conforme Paes, os hospitais do município estão em uma situação boa de atendimento. \"Não é excepcional, mas é boa\", disse. Ele relatou que nesta quarta teve conhecimento de um outro problema em um hospital por conta do atendimento a um paciente de Belford Roxo. \"Temos exportação de doentes para a cidade do Rio de Janeiro vindo da região metropolitana\", pontuou. A Polícia Civil do Rio, o Ministério Público Estadual e o Conselho Regional de Medicina (Cremerj) vão investigar se Adrielly foi vítima de omissão de socorro.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições