Prefeitura de SP aguarda laudo para ação em terrenos na Zona Norte

Prefeitura de SP aguarda laudo para ação em terrenos na Zona Norte

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Kassab falou sobre áreas na Zona Norte após

vistoria de obras na Água Rasa (Foto: Juliana Cardilli/G1)

  O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta quinta-feira (13) que aguarda uma posição da Cetesb em relação aos terrenos próximos ao Shopping Center Norte e ao Cingapura Zachi Narki, na Zona Norte, para definir que tipo de ação tomará nos locais. No shopping e no conjunto habitacional foi identificada a presença de gás metano, obrigando a instalação de drenos para sua remoção.

Nesta terça-feira (11), o Ministério Público Estadual de São Paulo informou que outras áreas serão investigadas, como os terrenos onde estão instalados o Novotel e as sedes do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A suspeita dos promotores é que o terreno esteja contaminado com gás metano em níveis acima do recomendável.

“A responsabilidade em relação ao solo e os riscos que oferece para a comunidade é da Cetesb. Caso a Cetesb identifique riscos nesses locais ela nos informará para que possamos tomar as medidas pertinentes”, disse Kassab. “Se o equipamento foi público, a Prefeitura assume a responsabilidade para que as intervenções sejam realizadas. Se for privado, exigirá dos proprietários que façam as intervenções necessárias.”     Em nota, a Cetesb informou que ainda fará uma análise das áreas suspeitas de contaminação, procurando identificar os responsáveis por esses locais para, então, solicitar a realização de uma investigação para confirmar ou não a contaminação.  A companhia, entretanto, não estipulou uma data. “Não temos, no momento, informações sobre os riscos nessas áreas e é por isso que será necessária a investigação. Caso haja a confirmação, a CETESB vai exigir dos responsáveis a elaboração de um projeto para a remediação das áreas contaminadas”, informa a companhia. Segundo a Cetesb, a contaminação por gás metano na Zona Norte de São Paulo só foi verificada até agora no Shopping Center Norte e no Cingapura.

Shopping e Cingapura

O Shopping Center Norte chegou a ficar dois dias fechado na semana passada após a Prefeitura determinar sua interdição. O estabelecimento foi reaberto após realizar a instalação de drenos e apontar sua efetividade para a administração pública e a Cetesb.

Já o Cingapura teve sua interdição e a remoção dos moradores determinada pela Justiça. Entretanto, a Prefeitura, responsável pelo terreno, recorreu e, em uma audiência de conciliação na terça, a decisão foi revogada.

No mesmo dia, a Prefeitura iniciou a instalação de drenos no conjunto habitacional – serão 20 no total. Inicialmente, a Secretaria Municipal de Habitação informou que haveria a instalação de um dreno por dia – entretanto, nesta manhã, terceiro dia de obras, nenhum dreno havia sido finalizado.

A secretaria negou nesta quinta que houvesse dado essa estimativa e informou que o sistema estará funcionando em 20 dias como previsto inicialmente. O prefeito Kassab também nega que haja atraso na instalação dos drenos. "Às vezes, na engenharia, você fala em média. Se você coloca 15 drenos em 15 dias, você pode falar na média de um por dia. Eu não quero aqui afirmar, mas eu posso tranquilizar a todos que o que foi determinado para que a Prefeitura fizesse será feito", afirmou.

As declarações de Kassab foram dadas durante vistoria de obras de adequação de galerias pluviais no bairro da Água Rasa, Zona Oeste de São Paulo. Com a obra, que está prevista para ser finalizada em fevereiro de 2012, a Prefeitura espera minimizar o problema de enchentes em parte da região.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições