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Prefeitura de SP lança serviço 1188 para agilizar comunicação sobre trânsito na Cidade

Prefeitura de SP lança serviço 1188 para agilizar comunicação sobre trânsito na Cidade

Atualizado: Quarta-feira, 4 Fevereiro de 2009 as 12

Sugestões sobre o trânsito, comunicação de semáforos quebrados, de situações decorrentes de acidentes ou alagamentos e solicitação de informações podem ser feitas, a partir de hoje, pelo número de telefone 1188. O prefeito Gilberto Kassab inspecionou a central instalada na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O serviço 1188 é gratuito, funciona 24 horas, sete dias por semana. O prefeito vistoriou ainda, no mesmo prédio, o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), que agrega diversos serviços para atendimento de emergências como enchentes e acidentes.

"Nós visitamos o CCOI, que monitora, em tempo real, os piscinões, de forma a permitir o acompanhamento das operações tanto no aspecto da limpeza como da capacidade operacional nos dias de chuva. Também conferimos o início das operações da central 1188, que abre um canal mais amplo com a população, integrado com o serviço de rádio para a fiscalização do trânsito", destacou Kassab.

O serviço 1188 entra em operação com 90 linhas telefônicas e 86 operadores que recepcionam as chamadas. Ainda neste semestre, a operação deverá ser ampliada para 120 linhas para atendimento simultâneo. O novo número substitui o 194, antigo canal direto com a CET, que funcionou até 2004, e agiliza o atendimento hoje canalizado pelo 156. Com o início das operações do novo número, as chamadas direcionadas à CET pelo 156 são automaticamente transferidas para o 1188.  

Pelo novo número de contato com a CET, a população pode comunicar ocorrências de trânsito, obter informações sobre o rodízio de veículos, multas e recursos, veículos guinchados, orientações sobre o melhor trajeto de um ponto a outro da Cidade e também fazer reclamações. De acordo com Alexandre de Moraes, secretário municipal de Transportes e presidente da CET, "o sistema entra em operação com capacidade ampliada para atender uma demanda que era reprimida. A capacidade passa para 20 mil ligações/dia".

Com a retomada das operações do sistema de rádio como ferramenta de apoio ao trabalho dos agentes de trânsito, os "marronzinhos", o atendimento das ocorrências também se torna mais ágil. Os 100 primeiros rádios começaram a operar hoje. Segundo o secretário, o número de agentes que vão atuar equipados com rádios intercomunicadores deve ser ampliado para cerca de 800 ainda neste semestre. "Vamos ganhar em agilidade e em contribuição para a sociedade".

Centro de Controle Operacional Integrado

Diversas ações e operações para atendimento de urgência e em situações de emergência estão sendo monitoradas pelo Centro de Controle Operacional Integrado. Nele estão concentradas ações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Defesa Civil, CET, 156, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além das ações operacionais de responsabilidade das subprefeituras.

Implantado em 2007, o serviço funciona com computadores que reproduzem imagens das câmeras de vídeo que monitoram o trânsito e os piscinões em oito monitores e um telão de plasma. As imagens permitem o acompanhamento dos locais propensos a enchentes conforme previsão do CGE; por um sistema de alerta de inundações do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) é feito o acompanhamento em tempo real, do volume das chuvas e da variação dos níveis dos rios da região da bacia do Alto Tietê.

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