MENU

Prefeitura de SP não divulga mapa completo de áreas de risco

Prefeitura de SP não divulga mapa completo de áreas de risco

Atualizado: Segunda-feira, 28 Fevereiro de 2011 as 9:37

A íntegra do mapeamento de áreas de risco ainda não foi divulgada pela Prefeitura de São Paulo. Somente dados parciais podem ser acessados em um site da prefeitura. Nesta página, está a informação de que M'Boi Mirim, na zona sul, tem 50 pontos com risco de deslizamento - a maior quantidade em relação às 30 demais subprefeituras.

O mapeamento, feito pelo IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas) a pedido da prefeitura, identificou 407 áreas de risco, como margens de córregos, encostas com risco de deslizamento ou em processo de erosão. Somadas, essas zonas têm 13,5 km² - menos de 1% da área total da cidade.

No site com os resultados parciais, a prefeitura disponibiliza ferramentas do Google que apontam onde estão as áreas de risco. São omitidas informações sobre o nível de risco (a prefeitura trabalha com uma escala que vai de um a quatro) e a extensão da área.

A reportagem do R7 solicita desde a última segunda-feira (21) acesso aos dados completos. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) prometeu que a análise completa seria divulgada na internet. Assessores alegaram que o "arquivo com os dados é pesado", o que dificultaria a disponibilização dele nas páginas da prefeitura. O estudo está pronto desde dezembro do ano passado. Durante o lançamento, Kassab disse que as famílias seriam removidas em "algumas semanas" nos casos muito críticos. Seis anos é o prazo dado pela prefeitura para a realocação das 29 mil famílias que estão em áreas consideradas de risco "alto" e "muito alto".     Questionada sobre a demora na divulgação dos dados completos, a prefeitura não se manifestou.    

veja também