Prefeitura do Rio inaugura 1ª creche com nome de vítima de Realengo

Prefeitura do Rio inaugura 1ª creche com nome de vítima de Realengo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

Meninas brincam na biblioteca da creche Samira Pires Ribeiro (Foto: Thamine Leta / G1)

  A primeira creche com o nome de uma das 12 crianças assassinadas na escola de Realengo foi inaugurada nesta quarta-feira (11), pela prefeitura do Rio. O Espaço de Desenvolvimento Infantil Samira Pires Ribeiro, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, é uma homenagem à menina baleada na tragédia da Escola municipal Tasso da Silveira , em 7 de abril, onde 12 estudantes foram mortos por um atirador.

Inauguração da creche (Foto: Thamine Leta/G1)

  A unidade, que terá capacidade para receber 150 crianças de seis meses até três anos, fica na Praça Ivo Gomes. Estavam presentes na inauguração o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, além de familiares da menina Samira.

“Samira adorava crianças, ela está no céu amando isso aqui”, disse, emocionada, a mãe de Samira, Vera Lúcia. O pai da estudante também estava no local. “Estou sem palavras para essa homenagem”, disse José Carlos.

O investimento total na obra chegou a R$ 3,2 milhões e conta com dois berçários e seis salas de atividades para as crianças. “Poder dar o nome da creche a uma carioquinha é uma fonte de inspiração. Todo mundo lembra da escola que estudou, e a gente quer que o nome da Samira seja repetido muitas vezes. É um dia de alegria, ela vai ter o nome eternizado”, disse o prefeito.

Outras creches

Foto Samira Pires Ribeiro (Foto: Reprodução/Ag. O Globo)

  Ainda nesta quarta, serão inauguradas outras duas creches. Uma em Padre Miguel e outra na Cidade de Deus, ambas na Zona Oeste da cidade. Apesar de serem inauguradas no mesmo dia, elas não levam o nome de crianças vítimas da tragédia de Realengo. No entanto, a prefeitura pretende homenagear os outros 11 estudantes mortos.

“A Samira poderá reviver nesse espaço, é uma honra para uma pessoa dar o nome a uma escola onde crianças construirão seu futuro. Esperamos que as outras famílias autorizem para que possamos homenagear todas as vítimas”, disse a secretária de Educação.

Para a escolha do nome da creche será será levado em conta primeiro se a vítima possui algum parentesco na região da nova EDI. Se não houver, o critério passa a ser a ordem alfabética do nome dos alunos assassinados. No caso de Samira, de acordo com a Secretaria de Educação, ela tinha parentes em Guaratiba.

O pai de Samira e outros parentes estavam presentes na inauguração (Foto: Thamine Leta/G1)

  Ferido em ataque é operado

Na segunda-feira (10), um estudante baleado no ataque à escola em Realengo foi operado. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, a cirurgia do adolescente, de 13 anos, foi para a correção de uma fratura de órbita ocular direita. Ele passa bem, mas não há previsão de alta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).     Outra estudante baleada permanece internada no Hospital estadual Adão Pereira Nunes, na Baixada Fluminense. Ela está num leito de enfermaria e os médicos afirmaram que ela se recupera bem dos ferimentos. Ainda não há previsão de alta.

Na manhã de sábado (7), dezenas de pessoas participaram de uma passeata pela paz, que saiu da Escola Municipal Tasso da Silveira. O ato marcou um mês da tragédia . Manifestantes saíram pelas ruas do bairro com balões e camisetas com as fotos e nomes da vítmas do massacre, depois de cantarem o Hino Nacional.

Para apagar as marcas da tragédia, a escola passou por uma reforma. Todas as paredes foram pintadas , as salas ganharam mobílias novas, os alunos tiveram semanas de aulas diferenciadas. Em uma das atividades, o muro branco da escola ganhou um colorido especial. Os alunos imprimiram as marcas das mãos na parede e desenharam flores, corações e cenas do cotidiano, como uma partida de futebol.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições