Prefeitura lança edital para ônibus de turismo no Rio

Prefeitura lança edital para ônibus de turismo no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

A Riotur lançou nesta sexta-feira (16) o edital de licitação da concessão de operação dos ônibus que vão circular no Rio em passeios turísticos.

O modelo dos veículos será o de dois andares panorâmicos, similares aos usados em grandes cidades turísticas internacionais.

Segundo a Riotur, o sistema vai operar com funcionários que falem no mínimo três idiomas - Português, Inglês e Espanhol.

De acordo com a Riotur, o preço da passagem custará, no máximo, R$ 60. O passageiro irá adquirir um bilhete que valerá por período, e não por trecho.

O bilhete terá validade por um ou mais dias, concedendo direito, no período determinado, a múltiplas entradas em qualquer um dos veículos. O funcionamento deverá ocorrer das 8h às 18h, com intervalo máximo de 30 minutos em cada ponto.

Segundo o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, a inspiração vem do modelo adotado com sucesso em cidades europeias como Barcelona e Lisboa.

"A empresa vencedora pode buscar parcerias com os pontos turísticos e oferecer descontos que tornem o passeio ainda mais atrativo, como é comum nos serviços de transporte “hop on hop off” nas grandes cidades turísticas da Europa", explicou.

A licitação contempla duas áreas, abrangendo cada uma delas as atrações e pontos de interesse de seu entorno, que deverão ter paradas de embarque e desembarque devidamente sinalizadas pela empresa vencedora da licitação. A empresa deverá oferecer no mínimo cinco veículos para atender a Área 1 e três para a Área 2 - todos necessariamente 0km. O trajeto deve obrigatoriamente passar nas áreas:

Área 1 Copacabana – Av. AtlânticaIpanema – Av. Vieira SoutoLeblon – Av. Delfim MoreiraLagoa Rodrigo de FreitasJardim BotânicoCorcovadoPão de AçúcarAterro do Flamengo – Marina da Glória, Monumento dos Pracinhas, MAMAeroporto Santos DumontPraça XV – Museu da Marinha, CCBBCinelândia – Teatro Municipal, Museu de Belas ArtesArcos da LapaPorto Área 2 Delfim MoreiraAv NiemeyerSão ConradoAv. das AméricasCidade da MúsicaAv. Sernambetiba

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições