Presidente Obama chega a Brasília ao lado da família

Presidente Obama chega a Brasília ao lado da família

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

O presidente dos estados Unidos, Barack Obama, acaba de chegar a Brasília, primeira parada de sua breve visita ao Brasil. Obama desembarcou aproximadamente às 7h42, sob forte esquema de segurança e ao lado de sua família, a primeira-dama Michelle Obama e as filhas Malia e Sasha.

Obama deve seguir direto para seu hotel, próximo do Palácio do Planalto, onde descansará por algumas horas. Às 10h, ele deve se encontrar com a presidente Dilma Roussef, um evento considerado de importância histórica por ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e a primeira presidente mulher do Brasil.

A "primeira família" americana foi recebida pelo chefe da base aérea de Brasília e por uma equipe do governo brasileiro. Ele conversou brevemente com os presentes e embarcou, às 7h44, em uma limusine que o esperava no local.

O presidente não conversou com os jornalistas, que foram mantidos em uma área isolada a cerca de 150 metros do avião.

A agenda do democrata em Brasília será curta, mas lotada. Em cerca de nove horas, Obama deve se reunir privadamente com a presidente Dilma, além de manter encontros com líderes empresariais na Cúpula de Negócios EUA-Brasil e fazer uma coletiva com jornalistas.

RIO DE JANEIRO

Aproximadamente às 16h50, Obama embarca com a família para o Rio de Janeiro.

Na capital carioca, ele deve conhecer os principais cartões-postais. A agenda começa com a visita ao Corcovado, na zona Sul, onde fica o Cristo Redentor.

De lá, Obama segue para a Cidade de Deus, favela celebrizada mundialmente pelo filme homônimo, de Fernando Meirelles. A Cidade de Deus é uma das comunidades na cidade que receberam as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), mas é considerada pelo governo do Estado a mais problemática entre as comunidades já pacificadas --tanto que recentemente o governo decidiu que a favela deveria ter duas UPPs, e não só uma.

Obama finalizaria sua visita ao Rio com um discurso "ao povo brasileiro", na Cinelândia, que acabou cancelado por razões de segurança. O presidente, conhecido por sua retórica, deve falar a um público de empresários, políticos, líderes da sociedade civil e artistas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A família americana passa a noite no Rio e segue na manhã de segunda-feira para Santiago, no Chile, segunda parada de sua primeira visita à América Latina.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições