Primeira viagem de Dilma será para Moçambique, dizem ministros

Primeira viagem de Dilma será para Moçambique, dizem ministros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

A primeira viagem da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), deve ser para Moçambique, na África, informou o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Segundo ele, Dilma também deve acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima reunião do G-20, que acontece na próxima semana em Seul, na Coréia do Sul.

"Na verdade a África é uma parada para o G-20. Evidentemente, o presidente tem todo o interesse de que a presidente Dilma esteja nas reuniões multilaterais", afirmou ao sair do Palácio da Alvorada.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse a presidente eleita deve tirar cinco dias para descansar a partir desta terça (2)."Ela [Dilma] disse que o presidente a chamou para uma viagem. Então, ela vai tirar uns dias, de terça a sábado, para dar uma descansadinha e vai viajar com ele", afirmou.

Marco Aurélio Garcia disse ainda que Dilma já recebeu telefonemas de alguns líderes internacionais, como a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

"Muitos presidentes telefonaram. Ela já falou com a presidente Cristina. [...] Recebeu mensagem escrita do Nicolas Sarkozy [presidente da França]. Sei que o José Socrates [primeiro-ministro de Portugal] já telefonou hoje, o Sebástian Piñera [presidente do Chile], o Juan Manual Santos [presidente da Colômbia], e o José Mujica [presidente do Uruguai]", disse.

Sem dar detalhes, Garcia contou ainda que a senadora Marina Silva (PV), que deixou a disputa pela Presidência no primeiro turno com mais de 19% dos votos, telefonou para parabenizar Dilma.

Por: Nathalia Passarinho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições