MENU

Primeiro canal brasileiro de gastronomia, Chef TV entra no ar este mês

Primeiro canal brasileiro de gastronomia, Chef TV entra no ar este mês

Atualizado: Sexta-feira, 7 Janeiro de 2011 as 11:04

Após meses de espera, entra no ar nos próximos dias o primeiro canal brasileiro dedicado totalmente à gastronomia. Exclusivo para assinantes da TVA, a Chef TV chega com a pretensão nada modesta de ser o melhor canal do mundo dedicado a este tema e divide sua programação entre atrações próprias e internacionais.

O canal estreia primeiro em São Paulo, no próximo dia 17, e dois dias depois começa a ser transmitido também para Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis.

Segundo José Eduardo Nicolau, diretor executivo da Chef TV, o canal dedicará cerca de 80% de sua programação a produção nacional totalmente inédita e o restante a programas de sucesso em outros países.

Para driblar as restrições da TV por assinatura, Nicolau aposta na internet. "Estamos tentando ter vida própria e a internet é uma coisa importantíssima nesse processo". Para isso, o canal terá transmissão ao vivo 24 horas por dia em seu site oficial. O portal definitivo --no endereço cheftv.com.br-- ainda não está no ar, mas será lançado alguns dias antes da estreia do canal, garante o diretor.

PROGRAMAÇÃO

Na grade semanal, o canal terá programas com dicas e receitas, como "Pão Nosso de Cada Dia", no qual o chef Michel Darqué vai ensinar a preparar receitas de pães variados, "Bon Appétit!", com pratos franceses sob comando do chef Patrice Dartagnan, e "Sabor do Dendê", sobre as peculiaridades da culinária baiana.

A alimentação saudável é o mote de "Sem Tempero Não Dá", apresentado por Anna Elisa de Castro, e a "baixa gastronomia" de petiscos, salgados e lanches será explorada em "Chef de Segunda".

Chefs brasileiros renomados serão recrutados para apresentar programas especiais e a grade será completa com sessões de cinema com documentários e filmes de ficção ligados ao universo da culinária.

O novo canal começou a sair do papel há mais de um ano. "Estamos atuando neste projeto desde setembro de 2009", diz o diretor. Seis equipes de produção trabalham em estúdio e fora dele, levando o telespectador para a rua e o interior de restaurantes. "Queremos mostrar também a parte social dos restaurantes, a decoração, o ambiente", diz Nicolau.

Um plano ainda em desenvolvimento é a realização de um reality show nacional nos moldes de sucessos internacionais como "Top Chef". "Estamos em negociação com o Senac", releva Nicolau, sem contar detalhes.

veja também