MENU

Primeiro trimestre foi o mais chuvoso em 15 anos em São Paulo

Primeiro trimestre foi o mais chuvoso em 15 anos em São Paulo

Atualizado: Quinta-feira, 1 Abril de 2010 as 12

O primeiro trimestre deste ano foi o mais chuvoso em 15 anos na cidade de São Paulo, de acordo com registros do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

Desde o dia 1º de janeiro até a manhã desta quarta-feira, dia 31, o acumulado de chuva atingiu 872,6 mm (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado), ficando atrás apenas de 1995, quando o acumulado dos três meses foi de 949,9 mm.

Apesar de os índices de fevereiro (243,5 mm) e março (167,9 mm) terem ficado acima da média, mais da metade da chuva do trimestre foi registrada em janeiro, que teve 461,3 mm - recorde desde que o CGE começou a medição.

De acordo Michael Pantera, meteorologista do CGE, o excesso de chuva em janeiro foi influenciado pelo fenômeno El Niño (aquecimento das águas do oceano Pacífico equatorial) e pelas águas do mar mais quentes do que o normal no litoral paulista. Além disso, a Grande São Paulo também sofre grande influência da brisa marítima.

De acordo com balanço da Operação Verão, da Defesa Civil estadual, 18 pessoas morreram na cidade de São Paulo por causa das chuvas de verão desde o dia 1º de dezembro --um aumento de 3,5 vezes em relação à estação do ano passado, que teve quatro mortes.

veja também