MENU

Procon cria planilha para ajudar o consumidor a organizar as contas

Procon cria planilha para ajudar o consumidor a organizar as contas

Atualizado: Quinta-feira, 17 Novembro de 2011 as 1:55

Os especialistas do Procon criaram uma planilha para ajudar o consumidor a organizar suas contas. A superintendente do Procon na Bahia, Cristiana Santos, destaca que um dos pontos importantes nesse processo é que as pessoas tenham clareza do quanto podem gastar. "Tão importante quanto o que se ganha é ter controle sobre o que se gasta", alerta.

A especialista observa o quanto as pessoas desperdiçam dinheiro com os 'trocados' no dia a dia e fala da importância de tudo ser anotado "Quem está endividado está gastando mais do que ganha e vai precisar cortar algumas coisas. Organizar as contas significa no primeiro momento tirar o que é supérfluo", completa.

Como muitas pessoas pensam que planilha é algo complicado, o Procon criou um modelo baseado no controle dos gastos da seguinte forma: a pessoa deve anotar em qual dia a pessoa teve o gasto, como a despesa foi paga e qual a data do vencimento. No fim do mês todas as despesas são somadas, especificando de que forma cada valor foi pago. A planilha pode ser acessada no site do Procon.      

veja também