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Procon de Curitiba tem mais de 1,5 mil queixas sobre compras de carros

Procon de Curitiba tem mais de 1,5 mil queixas sobre compras de carros

Atualizado: Terça-feira, 28 Junho de 2011 as 12:16

Desde o início de 2011, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Curitiba (Procon) registrou mais de 1,5 mil queixas sobre problemas decorrentes da compra de veículos. As reclamações são recorrentes em negociações de carros novos e usados, e os problemas vão desde falhas em itens de segurança até taxas indevidas cobradas dos consumidores.

A coordenadora do Procon da capital paranaense, Claudia Silvano, afirma que boa parte das reclamações acontecem em decorrência dos carros fabricados no Brasil estarem aquém da qualidade esperada pelos consumidores. Para ela, o grande número de “recalls” (chamados que as concessionárias fazem para ajustes de itens de fabricação) reflete essa realidade.

Outro problema frequente é em relação ao período de garantia dos veículos. Segundo Silvano, mesmo que a garantia já tenha expirado, o consumidor pode exigir que seja feita a troca do produto, caso se comprove que o defeito é de fabricação.

Quanto às taxas cobradas indevidamente, a coordenadora do Procon orienta os consumidores que as taxas de abertura de crédito e de boleto bancário são ilegais, e que podem ser reembolsadas com até o dobro do valor cobrado, caso seja confirmada a cobrança irregular.

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