Produção industrial do Rio cresce 5,5% em novembro

Produção industrial do Rio cresce 5,5% em novembro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A produção industrial do Rio de Janeiro teve crescimento de 5,5% no mês de novembro na comparação com outubro do ano anterior. No confronto com novembro de 2009, a produção industrial do Estado fluminense subiu 10,1%, de acordo com as informações divulgadas nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O destaque da produção industrial ocorre quando se analisa o acumulado para os onze meses de 2010. De acordo com a instituição, há expansão na produção nos quatorze locais investigados.

Nesse índice, a liderança do desempenho regional, em termos da magnitude do crescimento, permaneceu com Espírito Santo (24,9%), seguido por Amazonas (16,9%), Goiás (16,8%), Minas Gerais (15,8%), Paraná (15,6%) e Pernambuco (11,2%), todos com expansão acima da média nacional (11,1%).

São Paulo, parque industrial de maior peso na estrutura produtiva nacional, avançou 10,9% no acumulado do ano. O Rio de Janeiro, por sua vez, teve crescimento de 8,8%.

Nesses locais, o IBGE confirma o padrão de crescimento observado para o total da indústria brasileira ao longo de 2010, já que a estrutura industrial nesses estados tem a forte presença de segmentos produtores de bens de capital (especialmente aqueles associados aos setores de transportes, construção, agrícolas e para fins industriais) e de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos, especialmente os da “linha marrom”), além dos setores tipicamente exportadores, particularmente, de commodities (minérios de ferro).

Os demais resultados foram: Ceará (10,8%), região Nordeste (9,6%), Bahia e Pará (ambos com 9,0%), Rio Grande do Sul (7,5%) e Santa Catarina (6,6%).    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições