Projeto da Bíblia Manuscrita será lançado em Pernambuco

Projeto da Bíblia Manuscrita será lançado em Pernambuco

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Em junho, quando completa 60 anos de existência, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lança uma ação que pretende mobilizar 900 mil pessoas em todo o país. Trata-se do projeto da Bíblia Manuscrita, que relembra como, através dos séculos, as Sagradas Escrituras foram preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas, assegurando que a Palavra de Deus acompanhasse a humanidade em todos os momentos, antes da invenção da imprensa, e chegasse até os nossos dias. O projeto da Bíblia Manuscrita resgatará a atuação dos copistas, por meio da instalação um scriptorium ? como eram conhecidos os recintos onde estas pessoas atuavam no período medieval ? em várias cidades do país. Ali, a população será convidada a contribuir para a cópia de exemplares da Bíblia Sagrada.

Em Recife, será realizada uma Sessão Especial para lançamento oficial do Projeto da Bíblia Manuscrita e comemoração do aniversário da Sociedade Bíblica do Brasil. O evento está programado para o dia 17 de junho, às 10h, na Câmara de Vereadores da capital pernambucana, Plenária Casa José Mariano, onde será instalado o primeiro Scriptorium para a escrita dos primeiros versículos.

O projeto Bíblia Manuscrita está inserido nas celebrações do Ano da Bíblia, que visa colocar o Livro Sagrado em evidência durante todo ano de 2008. A expectativa é transcrever uma Bíblia por estado brasileiro e ter dois exemplares copiados pela população de todas as regiões do país, totalizando 29 exemplares completos, escritos manualmente, no período de junho a setembro. "Uma dessas Bíblias Manuscritas nacionais será doada à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a outra ficará no Museu da Bíblia, em Barueri, na Grande São Paulo", revela Eude Martins, coordenador do Ano da Bíblia.

No dia 5 de junho, foi aberto o primeiro scriptorium, instalado no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), marcando também o início do IV Fórum de Ciências Bíblicas. No dia 26, começa a funcionar o scriptorium da Sede Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil, em Tamboré. De acordo com o projeto, o scriptorium ocupa uma área reservada, onde voluntários auxiliam os "copistas" a transcrever o conteúdo da Bíblia na seqüência correta. Cada participante pode copiar, no máximo, dois versículos, permitindo assim a contribuição de um grande número de copistas, além de enriquecer o manuscrito pela diversidade de caligrafias.

A iniciativa também tem um aspecto social, propondo doações para programa Inclusão do Deficiente Visual, mantido pela SBB. Durante seus três meses de funcionamento, será realizada captação de recursos para levar a Bíblia em Braile e em áudio a um número ainda maior de deficientes. Hoje, o programa da SBB beneficia 2,5 mil pessoas, além de instituições especializadas no atendimento ao deficiente visual. A sugestão é que os copistas doem ao menos R$ 1,00 por versículo copiado. Aqueles que quiserem contribuir com quantias maiores, a conta para depósito é:

?        Banco Bradesco

?        Sociedade Bíblica do Brasil

?        Agência 3390-1

?        Conta corrente: 18.510-8.

Os endereços dos scriptoria podem ser conferidos em site oficial do projeto Bíblia Manuscrita (www.bibliamanuscrita.org.br).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições