Projeto de estacionamento em Metrô será lençado até o fim do ano

Projeto de estacionamento em Metrô será lençado até o fim do ano

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O Metrô lançará, ainda neste ano, projeto-piloto do programa "Metrô Fácil Estacionamento", que prevê o uso de Bilhete Único para a integração metrô-carro. Na primeira fase, a Companhia espera implantar duas unidades: na estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, e na Imigrantes, da Linha 2-Verde. O cartão poderá ser adquirido e carregado com créditos no próprio local do estacionamento ou em todas as estações do Metrô e postos autorizados da SPTrans.

Ao pagar o valor do estacionamento com o cartão, o veículo terá direito a 12 horas de estadia e o passageiro a mais duas viagens (ida e volta) dentro desse mesmo período. Quando encostar o cartão no validador a catraca será liberada e não será débitado mais nenhum valor. Caso o usuário ultrapasse as 12 horas, será cobrado R$ 1 a mais por hora. Até o momento, o valor da integração não foi definido, mas a idéia é que seja algo que incentive a integração metrô-carro.

Além de receberem automóveis, os estacionamentos contarão com espaços para motos e bicicletas. Na estação Corinthians-Itaquera serão 250 vagas nesta primeira fase; posteriormente, mais 300, totalizando 550 lugares. Em Imigrantes, estarão disponíveis aos usários 117 vagas.

O objetivo dessa ação é incentivar os motoristas a deixarem o carro parado e seguirem de transporte público até seus destinos. Alternativa que deve contribuir, principalmente, para desafogar o trânsito na cidade, proporcionando mais rapidez aos deslocamentos. Além disso, o projeto ajuda a reduzir a emissão de poluentes, melhorando a qualidade de vida na cidade.

O Metrô pretende instalar 16 estacionamentos, que serão implantados em pontos estratégicos ao longo das linhas. A definição dos locais está baseada em levantamentos preliminares de demanda.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições