Projeto de revitalização do Rio Pinheiros busca apoio de empresários

Projeto de revitalização do Rio Pinheiros busca apoio de empresários

Atualizado: Sexta-feira, 26 Novembro de 2010 as 8:20

Uma instituição social está buscando parceiros para recuperar e revitalizar o Rio Pinheiros em São Paulo. Nesta quinta-feira (25), a Águas Claras do Pinheiros recebeu empresários para discutir o futuro do rio.

Atualmente, sete empresas apóiam a causa – entre elas a TV Globo. A ideia é aumentar o número de parceiros para salvar um patrimônio de toda a cidade.

“Cada quilômetro é adotado por uma empresa parceira, elas se responsabilizam pelos custos de implantação e manutenção, pelo prazo mínio de um ano”, explicou Ana Lúcia Burjato, arquiteta da secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Criado há 11 anos, o Pomar Urbano quer revitalizar a paisagem degradada à beira do Rio Pinheiros. E local está se transformando. Um jardim florido corta a Zona Sul da cidade. Há palmeiras, pau-brasil, jerivá, lírios. As mais de 80 mil árvores crescem com força pelos 24 km de área verde.

Apesar de tanto cuidado, a área arborizada por enquanto ainda não reflete nas águas. Os 26km de rio continuam recebendo esgoto e toneladas de sujeira todos os dias. Garrafas PET, sacolas e embalagens chegam ao rio pelo descuido da população.

“O sonho é ter um rio limpo, que corresponda à sua historia, à grandeza de São Paulo, que reconcilie a população com o rio e possibilite à população usar o rio como opção de lazer, paisagismo e até de navegabilidade”, disse Celso Cintra Mori, presidente da Instituição Social Águas Claras.    

veja também