Projeto promove visitas guiadas a museus da Zona Norte do Rio

Projeto promove visitas guiadas a museus da Zona Norte do Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

A terceira edição do projeto "Turismo Cultural no Bairro Imperial" acontece neste fim de semana no Rio de Janeiro. O evento, que faz parte da IX Semana Nacional dos Museus, é uma visita guiada aos museus de São Cristóvão, na Zona Norte, das 10h às 17h. O ponto de partida será a Quinta da Boa Vista. A entrada é gratuita.

De acordo com os organizadores, seis ônibus vão circular de hora em hora, das 9h às 18h, para transportar os visitantes entre as instituições: três museus, um centro cultural e um clube esportivo histórico.

Para ter acesso aos ônibus, os visitantes precisam se cadastrar na tenda localizada no portão principal da Quinta da Boa Vista, em frente à Avenida Pedro II. O uso dos ônibus também é gratuito e os passageiros podem embarcar e desembarcar em qualquer ponto do roteiro. Os veículos são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, inclusive cadeirantes.

Um ônibus vai circular até as 20h30 para atender às atividades no Museu de Astronomia. Veja a programação abaixo:

Museu Nacional (UFRJ): Quinta da Boa Vista

Dias 14 e 15, das 10 às 16h

Visitas mediadas pelas exposições permanentes de arqueologia brasileira, etnologia indígena, paleontologia, mamíferos, Egito antigo e culturas do mediterrâneo. Destaque para as réplicas de dinossauro, os esqueletos das preguiças gigantes, múmias e meteoritos.

Museu Militar Conde de Linhares: Avenida Pedro II, 383

Dias 14 e 15, das 10 às 17h

Visitação aos salões de exposições permanentes do museu, destacando-se as exposições de blindados, canhões antigos, armamento leve e viaturas, como o jipe utilizado pelo general Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na 2ª Guerra Mundial e um carro que sofreu uma emboscada em Angola em uma missão de paz da ONU.

Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil: Campo de São Cristóvão, 114.

Dias 14 e 15, das 10 às 16h

Visitas mediadas com grupos de 20 pessoas. Enfoque na cultura maçônica e na relevância da maçonaria na história do Brasil. Visitação à exposição de longa duração, às câmaras filosóficas e à exposição temporária que apresenta o tema "fragmentos históricos do bairro de São Cristóvão" da artista plástica Rejane Sobreira.

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST): Rua General Bruce, 586.

Dias 14 e 15, das 10 às 17h

Visitas orientadas programadas para as 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 17h

Observação do céu: das 17h30 às 20h: o público poderá assistir a um vídeo sobre astronomia, palestra sobre "o céu do mês" e em seguida participar da observação do céu nos telescópios.

Cineciência - 16h: Filme do mês: “Planeta Proibido (The Forbidden Planet, EUA, 1956) - Um clássico da ficção científica do século XX que conta a história dos tripulantes sobreviventes de uma nave enviada ao planeta Altarir-4. A classificação é 16 anos.

Astromania - 16h - "As fases da lua" (palestra): os visitantes poderão saber como a astronomia explica o fato de a lua se apresentar de diferentes formas ao longo do mês. A classificação desta atividade é livre, porém, há um limite de capacidade de 30 pessoas. Serão distribuídas senhas 30 minutos antes da atividade.

Clube de Regatas Vasco da Gama: Rua General Almério de Moura, 131.

Dias 14 e 15, das 10 às 17h

Visita pelos seguintes pontos do clube: social, tribuna de honra, sala de troféus, campo de futebol, parque aquático e capela.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições