Promotoria apura mortes em UTIs neonatais de São Paulo

Promotoria apura mortes em UTIs neonatais de São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:23

O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar mais uma morte de bebê causada por falta de vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal no estado. Um bebê morreu no sábado (19), duas horas depois do parto, em um hospital em Fernandópolis, a 553 km de São Paulo. A mãe, de 15 anos, aguardou vaga por mais de dez horas.

A superlotação das UTIs pode ter causado a morte de pelo menos 30 bebês nos hospitais paulistas. Em Mogi das Cruzes, o Ministério Público recebeu na quinta-feira (17) três ações civis públicas para apurar a morte de nove bebês ocorrida entre o ano passado e o começo de 2010. Outras dez mortes ocorridas em maio são investigadas pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. "O que acontece aqui em Mogi é o mesmo que acontece em outras UTIs do estado", diz o promotor Fernando Henrique Moraes de Araújo, autor das ações.

Pelo menos dez bebês morreram por infecções decorrentes de superlotação ou falta de vagas em UTIs no noroeste paulista desde dezembro de 2007. O promotor Dênis Henrique da Silva, de Fernandópolis, abriu inquérito para saber por que duas unidades neonatais da região - Jales e Votuporanga - não podiam fazer partos de prematuros. Os hospitais com UTIs alegam que a demanda é alta e priorizam casos mais graves.

Hospitais com UTIs neonatais em Catanduva, São José do Rio Preto e Araçatuba informaram que são obrigados a improvisar salas para abrigar os bebês. Casos de contaminação dessas UTIs com seis mortes foram constatadas em Araçatuba e São José do Rio Preto.

Dados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira informam que existem 3.545 vagas em UTIs neonatais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já a Secretaria de Saúde de São Paulo informou que o Estado possui 980 leitos, o que corresponderia a 2,62 leitos para cada mil nascidos vivos. A cifra seria maior que a exigida pelo Programa Nacional de Humanização do Pré-Natal e Nascimento do Ministério da Saúde, que é de um leito para mil nascidos vivos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições