Protesto por royalties já causa engarrafamento de 11 km na BR-101

Protesto por royalties já causa engarrafamento de 11 km na BR-101

Atualizado: Quinta-feira, 11 Março de 2010 as 12

O protesto contra a mudança na distribuição dos royalties do petróleo já causa um engarramento de 11 quilômetros na BR-101 Norte, no trecho que vai da ponte Rio-Nitéroi, na Região Metropolitana, até a divisa com o estado do Espírito Santo. A informação é da Autopista Fluminense, concessionária que administra a via no trecho.

Segundo a concessionária, a pista está totalmente interditada no km 75, no trecho de Campos dos Goytacazes, devido à manifestação de representantes da sociedade civil contra os novos critérios de distribuição dos royalties. A Polícia Rodoviária Federal está no local e ainda não há previsão para liberação das pistas.

Segundo a empresa, os usuários estão sendo informados da interdição da pista nas praças de pedágio e por meio de dois painéis de mensagens variáveis próximos à região.

Mais cedo, os manifestantes queimaram pneus e usam um trio elétrico para protestar contra o projeto que altera os critérios de distribuição dos royalties do petróleo, aprovado pela Câmara dos Deputados, em Brasília, e que tira recursos do orçamento dos municípios da região. O texto da emenda estabelece também critérios para a distribuição de recursos do pré-sal.

veja também