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Prova da rede municipal de SP mostra piora de alunos do 6º ao 9º ano

Prova da rede municipal de SP mostra piora de alunos do 6º ao 9º ano

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 4:45

Dados da Prova São Paulo, avaliação da Secretaria Municipal de Educação usada para acompanhar o aprendizado dos alunos, mostram que alunos que fazem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental tiveram piora no desempenho em 2010 na comparação com 2009. Estudantes do 1º ao 5º ano tiveram melhora.     A prova, que usa o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tem escala de 100 a 375. Alunos do 6º ano tiveram 175,1 em língua portuguesa contra 188,6 em 2009. A nota em matemática foi de 185,5 contra 191,1 em 2009. No 7º ano, a nota de português foi de 192,1 e em matemática de 199,1.

As notas melhoram pouco no 8º ano. A média foi de 202,1 em português ante 209,1 em 2009. Em matemática, foi de 208,5 contra 210,5 em 2009. No 9º ano, a nota de português foi de 213,1 contra 229 em 2009 e de matemática foi de 220,3 contra 230,2 em 2009.

Nos primeiros anos do ensino fundamental, as notas subiram, com exceção de português no 4º ano. No 2º ano, a média de português passou de 144,9, em 2009, para 148,5 em 2010. Em matemática, foi de 140,8 para 146,1. No 3º ano, a nota de português foi de 169,3 para 170,1. Em matemática, a média vai de 169,5 para 171,8. No 4º ano, a nota de português caiu de 171,4 em 2010 para 161,2 em 2010o. Em matemática, passou de 178,5 para 179,1.

Na prova de produção de texto, a nota mais baixa foi 3,7, dos alunos do 4º ano do programa PIC, que busca reforçar a aprendizagem de alunos que ainda não tenham domínio sobre o sistema alfabético de escrita. A escala vai de zero a dez. Os alunos do 4º ano, em geral, tiveram 5,4. A nota mais alta foi do 3º ano, de 8,5. Segundo a secretaria, 77,3% das crianças estão alfabetizadas até o 2º ano e quase 90% no 3º ano.

A prova foi aplicada nos dias 10 e 11 de novembro de 2010, com questões objetivas de língua portuguesa e matemática e uma questão de produção de texto. Os testes de língua portuguesa, matemática e de produção de textos foram aplicados a todos os alunos do ensino fundamental, exceto os do 1º ano, e realizados por amostragem para os estudantes do 3º ano, 6º ano e do 8º ano.

Segundo a secretaria, a Prova São Paulo é um dos balizadores para o planejamento escolar. As 538 das 544 escolas que participaram da prova receberam os resultados.

Na última semana, o secretário Alexandre Schneider disse que a prefeitura irá instituir um programa de recuperação paralela neste ano, que começará com alunos do ciclo 2 (alunos de 11 a 14 anos), que têm desempenho pior em avaliações. De acordo com o secretário, atualmente as escolas promovem atividades de reforço por conta própria a estudantes com mais dificuldades. “Hoje não tem padrão. Cada escola faz uma recuperação”, disse.      

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