PSDB agora quer candidato próprio no Rio e ameaça candidatura de Gabeira

PSDB agora quer candidato próprio no Rio e ameaça candidatura de Gabeira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A dois dias do lançamento formal de sua candidatura, o palanque do pré-candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira, está sob risco de demolição.

Com o aval do candidato tucano à Presidência, José Serra, o comando do PSDB decidiu lançar um candidato majoritário - com o número 45 - no Estado.

A decisão é que Márcio Fortes (PSDB) deixe a vice de Gabeira para tentar o Senado, no lugar de Marcelo Cerqueira (PPS).

Hoje, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, desembarca no Rio para viabilizar a substituição. Fracassada a negociação, não se descarta a hipótese de ruptura com o PV para lançamento de uma candidatura própria.

Guerra sugeriu a troca aos presidentes do PPS, Roberto Freire, e do DEM, Rodrigo Maia, em duas reuniões. Os dois rechaçaram.

Freire se recusou a conversar com Cerqueira para que abra mão da candidatura ao Senado em favor de um tucano. ''O PSDB precisa respeitar os aliados'', disse Freire, chamando a proposta de ''invenção de marqueteiro''. Maia também reagiu: ''Se não confiam que vamos pedir votos para o Serra, por que estamos aliados?''.

O lançamento de um candidato do PSDB ao Senado poderia prejudicar seu pai, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), que também tenta vaga na Casa. ''Faltam dois dias para a convenção'', lembrou Cesar Maia.

Seguindo orientação da coordenação de comunicação, o comando do PSDB alega que Serra precisa de um palanque eletrônico no Rio, uma campanha exclusivamente dedicada à fixação do 45 no Estado.

Terça, no café com Freire, Guerra chegou a ventilar a ideia de candidatura própria ao governo do Rio. À mesa, Fortes discordou. ''De que adianta um candidato próprio com 2%?''.

Gabeira reconhece o risco de implosão. Mas diz não poder se ''manifestar sobre o que não aconteceu''.

Marina

Hoje, os tucanos avaliam como errada uma aliança sem um único palanque exclusivo de Serra no Rio. Avalista do acordo, a candidata do PV, Marina Silva, também demonstra desconforto com a situação. Ontem, recomendou aos aliados um roteiro em que não se encontre com Serra na convenção estadual do PV.

A pedido de Marina, a participação dos dois acontecerá em momentos diferentes. Na oposição, a possibilidade de apoio a Joaquim Roriz (PSC) no DF também abala a aliança. ''O PPS não apoiará Roriz'', avisou Freire.

Por Catia Seabra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições