PSDB quer explicação de Mercadante sobre "aloprados"

PSDB quer explicação de Mercadante sobre "aloprados"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira, deve pedir nesta segunda-feira (20) a convocação do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a uma das comissões da Casa. O objetivo é retomar as investigações sobre o "Dossiê dos Aloprados", elaborado em 2006 contra o tucano José Serra.

- As informações trazidas agora são suficientes para que a apuração prossiga. Se havia falta de provas, não há mais.

Reportagem da revista Veja do final de semana aponta Mercadante como um dos mentores do plano. À época, o ex-governador de São Paulo disputava com ele o cargo que ocupou até 2010. O material teria denúncias contra o tucano, a frente nas pesquisas desde o início da disputa - vencida no primeiro turno.

O diretório do PT de São Paulo rebateu no sábado (19) a reportagem. Por meio de nota à imprensa, o PT defende que o procurador-geral da República da época, Antônio Fernando de Souza, afirmouque não havia indício de participação de Mercadante no caso e que o Supremo Tribunal Federal votou pela nulidade e arquivamento do inquérito.

A origem de R$ 1,75 milhão, encontrado em setembro daquele ano num hotel de São Paulo, segue desconhecida. A quantia seria utilizada para comprar o dossiê.

O ministro seria citado numa gravação em poder da revista. Nela, o atual secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Expedito Veloso, afirmaria a colegas do PT que o plano do dossiê foi feito com "o conhecimento e a autorização" de Mercadante, "encarregado de arrecadar parte do dinheiro em São Paulo".

O PSDB também ingressará com uma representação no Ministério Público Federal e um ofício à Polícia Federal, pedindo a reabertura do caso. Veloso será convidado a prestar esclarecimentos na Câmara.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições