PT adia indicações para comissões e Mesa Diretora do Senado

PT adia indicações para comissões e Mesa Diretora do Senado

Atualizado: Quarta-feira, 12 Janeiro de 2011 as 9:27

Ficou para o próximo dia 27 a definição do PT sobre quem serão os indicados pelo partido para concorrer às presidências de comissões e da 1ª vice-presidência do Senado.

Apesar de terem se reunido ontem (11), os senadores da bancada petista preferiram esperar para conversar com os outros partidos da base aliada, segundo o futuro líder do PT na Casa, senador eleito Humberto Costa (PT-PE).

"Vai depender do bloco que venhamos a formar. Dependendo do tamanho que esse bloco tenha é que vamos definir o espaço que nos cabe", explicou Costa. Segundo ele, com uma bancada maior do que na última legislatura, o partido terá mais condição de negociar e poderá ficar com até duas comissões, além da 1ª vice-presidência da Mesa Diretora.

Caso essa expectativa se confirme, uma das comissões a ser presidida por um petista será a de Infraestrutura (CI). A segunda comissão poderá ser a de Constituição e Justiça (CCJ) ou a de Assuntos Econômicos (CAE). Os candidatos para esses cargos já se apresentaram na reunião de hoje. Lindberg Farias (PT-RJ) e Delcídio Amaral (PT-MS) disputam a vaga de presidente da Comissão de Infraestrutura.

Delcídio também pode concorrer à presidência da CAE e à Mesa Diretora, embora tenha anunciado que sua primeira opção é ficar em uma comissão permanente. "As comissões são lugares onde podemos fazer um bom trabalho. O plenário é uma ditadura de líderes", explicou o senador.

Se insistir em disputar a indicação do partido para a presidência da CAE, o senador vai encarar a concorrência de Eduardo Suplicy (PT-SP). Na briga pela indicação para a 1ª vice-presidência do Senado estão José Pimentel (PT-CE) e Marta Suplicy (PT-SP).

Por: Mariana Jungmann

veja também