PT rejeita participação na administração de Porto Alegre

PT rejeita participação na administração de Porto Alegre

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

O PT de Porto Alegre vai continuar fazendo oposição ao governo de José Fortunati (PDT), prefeito da capital gaúcha. A decisão, tomada no final da noite de ontem, rejeita o convite de participação na gestão municipal, feito ao partido pelo prefeito. "Nós nunca nos pautamos pela oferta de cargos", destaca o presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell.

Fortunati havia oferecido três secretarias ao PT nesta semana, num gesto interpretado como a colocação da primeira pedra no tabuleiro da eleição do ano que vem, na qual será candidato a mais um mandato. Como ainda não tem um nome definido para a prefeitura, o PT é assediado pelos aliados do PDT e do PC do B, que gostariam da retribuição ao apoio que dão aos governos estadual de Tarso Genro e federal de Dilma Rousseff. A candidata do PC do B será a deputada federal Manuela D''Ávila.

O cenário político de Porto Alegre tem outras complexidades. O PT é mais próximo de Manuela do que de Fortunati. A comunista estava com Tarso e Dilma no primeiro turno das eleições de 2010. O trabalhista apoiou Dilma, mas fez campanha por José Fogaça (PMDB), de quem herdou o cargo, na disputa estadual, e tem em seu governo adversários históricos do PT na política estadual, como o PMDB, o PSDB, o PPS e o DEM.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições